quinta-feira, junho 29, 2006

Como os cães de Pavlov

Como os cães de pavlov..

É como eu me sinto por estes dias..
Resenha histórica. Quem foi pavlov? Pavlov foi um tipo que fez umas experiências com uns cães. Apelidá-lo de “tipo” fica muito mal, Ivan Petrovich Pavlov, de seu nome, foi um fisiólogo russo que foi premiado com as suas experiências acerca do comportamento digestivo dos cães, chegando mesmo a ganhar o prémio Nobel da medicina em 1904. Quem como eu teve o desprazer de ter psicologia no 12º ano ao invés de geometria descritiva certamente se lembra dos reflexos condicionados

A experiência era simples:

Um cão, colocado diante de uma tela branca, cada vez que recebia a comida, via projectada a figura de uma elipse. Em pouco tempo, ao ver a elipse o cão ficava alegre, abanava o rabo e salivava. Quando, pelo contrário, era projectado um círculo, o animal recebia um choque eléctrico. Cada vez que via o círculo, ele gania assustado e tentava fugir.

O que tenho eu a ver com isso? Bom por estes dias o tempo está quente, não existe humidade no ar o que origina muita electricidade estática, daí que quando eu saio do carro apanho um choque, ás vezes até mesmo quando toco em materiais maus condutores como a madeira ou cimento, isto tb depende dos sapatos. Tenho apenas um par em que isso acontece.
No entanto e como resultado deste reflexo condicionado sempre que saio do carro tenho medo de tocar no que quer que seja, uso os pés, os cotovelos (tapados pela roupa), pareço um coitadinho a fechar a porta do carro.

E pronto lá estou eu como os cães, só que para mim não há biscoito, só choques…

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem, os reflexos condicionados de Pavlov...Bem por estes lados, o calor e uma constante, mas a chuva tambem. Por vezes e bastante irritante este calor insuportavel a chover torrencialmente...

Enfim, nao ha pais perfeito no diz repeito ao tempo...

 
Free counter and web stats