sexta-feira, junho 02, 2006

Apenas um filme

O filme o Código da Vinci foi proibido nas Filipinas, a igreja católica local interpôs uma providencia cautelar de forma a inviabilizar a visualização do filme. Ao ser entrevistado um homem Filipino afirmou “se uma pessoa questiona a sua fé ao ver um filme é porque a sua fé é muito fraca”.

Mas a nossa igreja católica não pensa assim, talvez por medo que as pessoas pensem pela sua cabeça não cessa de nos assustar com o pecado, o demónio e o inferno. Diz-nos o que ler, o que ver, o que pensar, como agir. Sou crente, mas se há coisa que não gosto é de uma igreja que se comporta desta maneira. Penso inclusive que existe cada vez mais gente como eu, crente de Deus, mas que pouco ou nada se revêem nesta igreja (muito pouco) católica. Sendo assim, fico contente quando aparece alguém a desmistificar os dogmas da igreja, seja o Graal, o sudário ou outro qualquer, porque o que realmente interessa são os ensinamentos que Jesus nos trouxe, de amarmos o próximo, de praticarmos a paz e por ai fora… E se Jesus fosse apenas um judeu, que teve filhos e viveu, afinal, uma vida normal? Perderiam as suas palavras veracidade ou fundamento??

Quanto ao filme em si não tinha grandes expectativas pelo que não corria o risco de sair desiludido, disseram-me que estava igualzinho ao livro (Eu devo ter sido uma das poucas pessoas no universo que não o leu), e não é isso que queremos quando vemos uma adaptação de um livro à 7ª arte?

Deixem-me apenas rematar que proibir que o filme passasse nas salas de cinema não foi nada esperto, com a pirataria que por ai anda, (esse pessoal do emule e coisas do género) esse problema é facilmente superado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao contrario de ti, eu li o livro e deixa que te diga, que para mim o filme foi uma pequena desilusao...
E sempre a mesma coisa, o pessoal nao so corta a historia como a deturpa...

Para os aspectos tecnicos tens que visitar o blog do Ginja, e mesmo ainda assim, nao sendo eu uma grande especialista, acho que mesmo o filme em si, nao estava nada de especial...

O meu conselho e mesmo le o livro por favor...(読んでください)

beijocas distantes

antonio_subtil disse...

o que é que alteraram? o que me disseram é que era bastante fiel

 
Free counter and web stats