terça-feira, julho 04, 2006

O valor relativo das coisas

Como coleccionador de minerais gosto de ter expostos os melhores exemplares, ás vezes lá aparece a pergunta (quanto custa este? ou aquele ali?).
A minha resposta é sempre a mesma, depende… depende de quanto tu quiseres dar por ele, e é esse o seu valor…

Há quem não entenda, mas o facto de ter dispendido mais euros num mineral não faz com que ele valha mais do que outro, de facto o mineral mais valioso da minha colecção não me custou nem um cêntimo… foi-me oferecido…

Como nos minerais os troféus desportivos também têm um valor relativo, este valor depende se o ganhámos ou não. Se o ganhámos é a coisa mais importante do mundo, se não o ganhámos, a próxima refeição é bem mais valiosa…

Após Portugal ter ganho á equipa inglesa percorri vários jornais on-line por esse mundo fora, li jornais americanos, brasileiros, espanhóis e ingleses. Praticamente todos eram unânimes em afirmar que wayne rooney tinha sido bem expulso, (do mal o menos) mas o que me surpreendeu foi a dificuldade em dar com notícias sobre o mundial, CNN, A Marca ElPais, folha de são Paulo…. Parecia que a febre futebolística apenas tinha atacado o País de Camões! Depois apercebi-me que estes jornais são todos de países cujas equipas já foram eliminadas do campeonato mundial, um pequeno pormenor que modifica tudo, de repente ganhar o campeonato não é a coisa mais importante do mundo, de um momento para o outro é apenas um feito de menor importância, ora, até os portugueses chegam ás meias finais!

Faltava correr os jornais ingleses, o The Guardian apareceu como uma lufada de ar fresco com artigos bem feitos, mas os tablóides…. Nem é bom falar. Claro que comecei a minha ronda com o pasquim mor, o the sun. Que tem uma frase lapidar sobre a arrogância, o mau perder e aquilo que tentei escrever aqui em bem mais linhas:

“Só faltam 191 dias para o Natal e, melhor ainda apenas 7 semanas para começar o campeonato mais excitante do mundo, a premiership”

A acusação descansa…

Sem comentários:

 
Free counter and web stats