segunda-feira, maio 29, 2006

Festival eurovisão da canção

Sempre fui assíduo espectador do festival euro visão da canção, não é que goste das músicas que por lá passaram, é mais pela votação. Eu sempre gostei de votações! Parece estranho mas eu gosto de ver os votos a subir e a descer, se este ou aquele candidato começa a perder e é ultrapassado… enfim. Nos últimos tempos não tenho acompanhado muito porque Portugal deixou de participar de forma mais assídua. Nesta Europa que não para de inchar, e que conta com cada vez mais países começa a não haver lugares para todos, e alguns começaram a ficar de castigo, se as suas músicas tivessem más votações não poderiam participar no ano seguinte. Como Portugal envia sempre aquelas músicas fabulosas começou a ficar sempre de castigo e eu perdi algum interesse pela coisa.

Este ano pelos visto fizeram de maneira diferente, por eliminatórias. Ok para nós é igual fomos eliminados á primeira! E ainda bem porque a música era uma desgraça, mas pronto, queriam fazer justiça ao passado!

Mas há uma coisa que me perturba, agora eu percebo todas as línguas faladas por essa Europa fora, vai a canção espanhola, e eu percebo, vai a canção polaca e eu entendo tudo o que ele diz! Vai a canção turca, e eu compreendo que ela está a cantar!!!! Espera lá, ou eu adquiri um especial talento para línguas ou… as musicas foram todas cantadas em inglês? Como diz o outro, “mas o que é isto?”

Eu já estou a ver tudo, houve algum iluminado que achou que como as línguas são diferentes as músicas não estariam em pé de igualdade, dessa forma, toca a ser tudo em inglês para ser igual para todos. Pois então se estamos numa Europa de países iguais temos de estar em pé de igualdade! Confesso que tudo isto me ultrapassa.

Apesar desta forma de estar, este ano, tivemos uma surpresa, a música vencedora foi a da Finlândia, Pais de lagos, renas e rock pesado. E para fazer jus ás suas raízes a música apresentada foi um rock pesado (pesado para um festival), ao qual não faltou músicos a condizer. Para finalizar cantaram em finlandês, ou pelo menos a parte eu ouvi.

Se querem que vos diga, a música ganhou por ser diferente. Todas as músicas do festival são iguais e esta pelo menos sobressaiu.

Fico contente por ser assim.

Vencedores

2 comentários:

Anónimo disse...

Bolas...Isto estar no outro lado do mundo...

Este ano foi na Grecia, certo? Gostava de ter visto, tou mesmo a ver que para mundial vai ser la memme chose...

Mas concordo contigo, no festival as cancoes em concurso deveriam ser cantadas na lingua mae do pais de que proveem. Acho que isso e uma das coisas que nos torna (Europa)unicos, a diversidade de culturas e lingua num so continente...Mas enfim, o ingles esta na moda, cantemos todos em ingles...

beijinhos distantes...

Ana

centrípeta disse...

Opá........ tu és demais!!!

"Espera lá, ou eu adquiri um especial talento para línguas ou... as musicas foram todas cantadas em inglês? Como diz o outro, “mas o que é isto?”"

É isto, é especialmente isto (e também tantas outras coisas claro), é este humor, esta ironia, esta "perspicácia", este sarcasmo que... agora que (te) encontrei não quero perder pitada!!!

Ai, açucar.. açucar. O quanto te gosto e amo, e amo e gosto. lol :)

 
Free counter and web stats