domingo, outubro 16, 2005

old school days

Domingo, como muito boa gente, fui votar, além de cumprir o meu direito foi uma oportunidade de regressar à minha velha escola primária. Agora, com 27 anos a caminho dos 28 tudo me parece minúsculo desde as cadeiras aos quadros tudo parece tirado do Portugal dos pequeninos.

Mas o que me chamou à atenção não foi a dimensão dos objectos mas alguns objectos em si. Dentro da sala de aula estava uma aparelhagem de som bem como vários bonecos! Sim, daqueles com os quais brincávamos quando éramos mais novos. Havia-os para todos os gostos, de tamanhos e feitios diferentes, acho que só faltavam as barbies, mas penso que se procurasse bem ainda achava algumas…

Não foi difícil fazer uma pequena viagem no tempo para uns 20 anos atrás quando eu era aluno daquela escola, no meu tempo era um pouco diferente, não havias bonecos ou aparelhagens ou qualquer outro divertimento, a sala de aula servia unicamente para estudar e isso era feito com o auxilio de livros, a parte mais divertida era quando íamos brincar para o recreio, quando este acabava voltava-se para a sala de aula mas para estudar.

Hoje em dia acredita-se que o estudo deve ser levado a brincar, houve um iluminado qualquer que chegou à conclusão que a brincar também se aprende! Por isso o período das aulas é um autêntico recreio. Pois é, e os resultados estão ai, os putos estão cada vez mais burros…

Acredito que hoje seja muito mais agradável frequentar a escola, na minha primária passei por alguns momentos difíceis alguns dos quais não gostaria que os meus hipotéticos filhos passassem. Tão pouco sou saudosista ou Velho de Restelo, acho que se deve evoluir, usar as novas tecnologias no ensino, actualizar curriculuns e tudo isso, mas também não exageremos!

Que as salas de aulas sejam sítios onde se estude e não onde se brinque, para isso há o recreio

Sem comentários:

 
Free counter and web stats