sexta-feira, outubro 28, 2005

escalada

Ultimamente ando a praticar um novo desporto, a escalada! Para aqueles que não sabem o que é, a escalada consiste em subir arribas ou paredes artificiais utilizando apenas os pés e as mãos. Todos os domingos e feriados, o grupinho do costume junta-se de forma quase religiosa junto à parede com o objectivo da superação pessoal e também do convívio. Normalmente vamos para Monsanto, quando chove experimentamos o rocódromo no maravilhoso estádio de Alvalade e por uma vez já subimos as arribas da guia.

Para escalar é preciso técnica e alguma força de braços, ora, força de braços é mentira e a técnica, bem, eu apenas escalo há 2 meses e por isso é de ver que a técnica também é inexistente. Mas como já disseram sobre mim "ele não tem técnica nenhuma, mas tem muita vontade" e é verdade! Eu tenho muita vontade, é uma enorme satisfação sempre que supero mais um apoio e subo em direcção ao topo.

Mas se existe algum aspecto no qual a escalada é um deporto rei reside no facto de que enquanto escalamos não existe mais nenhum problema, de facto quando começamos a subir a nossa única preocupação é onde por as mãos, onde por os pés, que caminho irei tomar? O que faz muito sentido, porque se não estivermos concentrados é normal que a queda ocorra!

O pior são os pés de gato. E o que são os pés de gato? Bom, os pés de gato são os sapatos dos escaladores, são apertados e com sola num material de borracha especial para permitir uma boa aderência ás paredes. A ideia de serem apertados é para que o pé não dobre quando apoiado em saliências estreitas, mesmo que sejam ridiculamente estreitas, para terem uma ideia de como apertados devem ser, os pés de gato são geralmente escolhidos 2 números abaixo daquele que calçamos! Por isso estão a ver como aquilo aperta, se bem que eu não segui essa regra e optei por uns pés de gato 1 numero abaixo, o que fica mais fácil de tolerar.

O fim do dia não fica completo sem um jantar hiper calórico para repor as calorias em défice, se bem que face aos jantares que fazemos eu tenha dúvidas se o balanço final não fica claramente em excesso…

1 comentário:

centrípeta disse...

Escalada...

E sentir-me pequena, pequena, mais pequena que o buraco da agulha.

Mas... "nunca vi nenhum animal selvagem ter pena de si próprio" e eu, qual águia predadora não me vou assustar com esta presa.

Vou sobrevoar a área, reconhecer terreno e em voo picado atacar. Dá-me só 2 meses.

O truque será divertir-me. Concentrar-me no "aqui e agora" mas divertir-me, divertir-me muito. Senão... what's the point?

Não creio que as águias se divirtam a caçar. Fazem-no por sobrevivência mas... a primeira imagem, de animal selvagem, é uma metáfora, já sabes. :)

Mais beijos, m.

 
Free counter and web stats