segunda-feira, outubro 13, 2008

Eleições parte 1

É já em Novembro que a América escolhe o seu presidente, que é como quem diz o chefe do mundo ocidental, ou quase…

Desde a primeira eleição de bill Clinton que sigo sempre com atenção o desenrolar da campanha e as eleições particularmente ditas, por gostar de eleições pelo espectáculo em si e pela importância das mesmas.

O espectáculo é do melhor que consegue por esse mundo fora ou não estivéssemos nós na terra do espectáculo, uma campanha eleitoral que se prolonga por quase um ano, debates intensos e muita lavagem de roupa suja à mistura. Muitas sondagens e gráficos bonitos…

Mas o espectáculo é apenas a cabeça do fósforo, o que realmente interessa é a influencia que os estados unidos exercem no mundo, de tal forma que a eleição do seu líder se reveste de uma importância maior que o nosso Sócrates…

Bill Clinton foi o melhor presidente que os estados unidos tiveram nos últimos tempos, tempos que me lembre. Mas bill Clinton tinha um problema de saias e acabou meio na desgraça atacado pelos arautos da verdade e dos bons costumes, esses mesmo que depois fizeram todas as tropelias possíveis e imaginárias, mentindo sobre tudo, sempre que lhes era conveniente.

Eu gostava do bill Clinton, mas por melhor que fosse haveria sempre de sair, o mal foi quem entrou…. Um tal de W. estou ansioso para ver o novo filme de Oliver Stone….

O George W teve o condão de nos mostrar 2 coisas:

Uma má escolha pode influenciar a nossa vida e a dos outros profundamente (quando o elegeram a primeira vez)

Que grande parte dos americanos são efectivamente muito burros (quando o elegeram a segunda vez).

Que a eleição é importante todos nós interiorizamos, os últimos dias acabaram por alertar os mais distraídos para isso mesmo. Mas o que me preocupa é que quando nos falta o pão à mesa acabamos por não tomar as melhores decisões….

Sem comentários:

 
Free counter and web stats