quinta-feira, outubro 02, 2008

Ancorados





Patella vulgata de seu nome científico, é um petisco nos açores, grelhadas com molho de manteiga, sal e limão… deve ser de chorar por mais. Como eu nunca fui ás ilhas não sei se é bom ou não mas que promete, lá isso promete.


Apesar de nunca ter provado lapas conheço-as desde pequenino quando fazia um ar de dor sempre que andava por entre as rochas com os pés descalços, isto porque as lapas têm o hábito de se agarrar ás rochas, é inclusive preciso alguma perícia com o (canivete)* para as retirar do seu sossego, ao mínimo toque ou pressão a lapa agarra-se à rocha e depois nada feito, não sai do seu aconchego nem por nada deste mundo.


Ou não fossemos nós animais, temos uma natural tendência para imitar certos e determinados comportamentos do mundo animal, e por vezes somos autênticas lapas, não queremos sair do nosso aconchego, do nosso conforto.


O ser humano é um pouco avesso à mudança!


Acho que é o medo do que não se conhece, o conforto de jogar pelo seguro, o não arriscar, o receio de se ir para pior….


Sinto… sinto dentro de mim alguns genes de lapa, pronto… se calhar isso faz de mim saboroso, grelhado com molho de manteiga, mas o que se trata é de estar no sofá. Mas agora que apareceu um canivete, se calhar está á na altura de mudar de lapa para ribatejano e encarar o touro pelos cornos.

Como diz james Hetfield na música bleeding me “I'm digging my way to something better…”



* não confundir com o canivete bivalve que também se encontra nas nossas costas.

5 comentários:

centrípeta disse...

Ai como eu gostava de ser canivete...

;)


Kiss kiss bang bang

lucie disse...

e em Porto Santo grelhadas com sal e sumo de limão, a acompanhar bolo do caco acabadinho de fazer...

é só mandar vir mais doses!!!


(;

Água Marinha disse...

Só vocês para me fazerem mandar umas gargalhadas...

Quanto ao estigma de lapa, todos o temos um pouco... Mas desta vez, o ditado é qq coisa do tipo "Quando se fecha uma porta, abre-se algures uma janela" e neste caso saiu-te a sorte grande!!!! Por isso, esquece lá as lapas e os canivetes e vai é festejar para a petiscada!

Anónimo disse...

Gostei do novo look do blog! mais fresco!!
E quanto a lapa, como eh possivel nunca teres comido lapa, esquece as ilhas...podes encontra-las numa praia bem perto de ti!!

fica bem e ve la se que te deixas de preguica e vai ver o mundo que te rodeia!! :D

ana disse...

Como te entendo... o meu nome é BIG_LAPA e também eu sofro desse sintoma.
Podíamos fundar a Associação das Lapas Anónimas (LA)… eh eh…

Os LÁ de onde não querem sair….

Mas sabes é estranho, geneticamente não deveríamos ser assim.. descendemos de navegadores/descobridores que partiam em busca do desconhecido, de mãos vazias e cheios de coragem e vontade. Para onde fui essa bravura… o que aconteceu a esses genes??...
hum... acho que a culpa é da evolução tornou-nos mais prudentes e com mais coisas a perder… pelo menos aquela rocha enfim… esta lá e é segura. A próxima ninguém sabe, até pode ser melhor… mas será que é???
É a duvida, a incerteza que impede a mudança. Não a falta de coragem… por isso venha lá esse empurrãozinho… para saltarmos passo a passo para uma vida melhor..

 
Free counter and web stats