sábado, setembro 09, 2006

Pensamentos soltos acerca do 11 de Setembro

Batista bastos, escritor e apresentador televisivo tinha um programa na 2 há uns tempos atrás em que entrevistava diversas pessoas da sociedade portuguesa. O apresentador era bastante directo e frontal, por vezes a frontalidade era tal que a entrevista mais parecia um interrogatório! A dada altura lá vinha a pergunta da praxe, “Olha lá, onde é que estavas no 25 de Abril?”

A data, importante para quem a viveu acaba por não ter significado para jovens que, como eu, não eram vivos nessa altura. Mas outras datas importantes apareceram, de tal forma que uma pergunta que gosto de fazer é “Olha lá, onde é que estavas no 11 de Setembro?”

Foi um episódio tão marcante que toda a gente se lembra, eu estava na faculdade com uns amigos a organizar uma visita de estudo, lembro-me perfeitamente de chegar ao balcão para marcar o autocarro e não ser atendido por ninguém, farto de esperar entrei pelos serviços a ver se via alguém, e foi nessa altura que me disseram, “um avião chocou com o WTC…”. Na altura não consegui assimilar bem a informação, só mais tarde me apercebi da grandiosidade do que se estava a passar.

Segunda-feira faz 5 anos que os aviões embateram no WTC, como de costume vão desfilar mil e uma imagens da altura do embate, as imagens que impressionaram qualquer um não produzem hoje qualquer efeito depois de terem sido passadas até à exaustão. Todos os anos é a mesma coisa, mas imagino que este ano sendo um número redondo os jornalistas irão exagerar ainda mais, mas a única finalidade será o de satisfazer um voyeurismo mórbido, uma sede por sangue e apetência por tragédias, características bastante reprováveis mas que pelo que me apercebo é bastante frequente no cidadão comum.

Eu costumo dizer que as coisas não são boas ou más por si só, é aquilo que fazemos com elas. O mundo podia ter usado o 11 de Setembro para se regenerar de uma forma positiva e a meu ver não o conseguiu, tornou-se ainda mais perigoso, os extremos extremaram-se ainda mais, os erros sucedem-se e pior que isso são sempre os mesmos. Colocando as coisas assim, o 11 de Setembro foi algo de muito mau.

A grande vitoria do terrorismo é o medo, se deixarmos de fazer a nossa vida normal por causa do medo, antão o terrorismo terá ganho, não podemos deixar que isso aconteça, por isso esta segunda feira vou mesmo andar de avião..

3 comentários:

Anónimo disse...

Espero que nao te aconteca nada...mas tambem qual e o terrorista que se vai meter contigo Toni...Afinal o cinto verde ainda assusta :) Boa Viagem e boa sorte

L disse...

Todos os que lucram com a tragédia exploram ao máximo e de todos os angulos possíveis. É assim o mundo dos média. O pior é quando nos deixamos alimentar dessa mesma exploração.

Faz boa viagem.

emn***

centrípeta disse...

Estava na Faculdade, sentada em primeira fila mas no segundo balcão.

Lembro-me do riso estúpido de dois colegas, atrás de mim, a gozarem com aquilo tudo como se de um jogo de computador se tratasse.

Apetecia-me partir-lhes a cara, qual gesto terrorista igualmente...

Era um tempo de solidão. Vivia bem comigo e só comigo. Recomeçar era preciso.

5 palavras (sem emoção):

CHAMAS
LÁGRIMAS
SIRENES
INTERROGAÇÃO

Se fosse hoje, talvez conseguísse criar uma imagem poética num hipotético exercício de Expressão Dramática.

Talvez...

 
Free counter and web stats