domingo, setembro 24, 2006

Pé no travão

Foi recentemente decidido que a velocidade nas autoestradas vai ser reduzida. A razão apontada pelo governo é que esta é uma medida necessária para reduzir as emissões de CO2 de modo a respeitar o protocolo de quioto.

Até aqui tudo bem o problema é que a redução de velocidade vai se de apenas 2 km/h! Deste modo a velocidade permitida será de apenas 118km/h face aos anteriores 120km/h.

É de perguntar se esta gente regula bem da cabeça! Mas alguém realmente acredita que os condutores irão reduzir a velocidade? Mesmo que conseguissem, sim, porque os actuais velocímetros não têm definição suficiente para distinguir apenas 2 km. Mas isto já para não falar no ridículo da medida.

Aquilo que mais faz falta a qualquer governo, e diga-se de passagem, a muito boa gente, é o bom senso. Eu estou mesmo a ver como isto tudo se passou. O ministério do ambiente foi apertado (epá, não podemos fazer como os américas, já que o assinámos temos mesmo de cumpri-lo, que chatice…) houve então uma cabecinha pensadora que se lembrou que se os carros andassem mais devagar o seu consumo energético seria menor e consequentemente iriam emitir menos gases nocivos.

A partir daqui entrou em cena a regra de três simples, se 1 carro a 120km/h gasta 100% de CO2 então para gastar 98% tem de andar a y velocidade. Chega-se assim ao lapidar valor de 118km/h…

Haja bom senso…

Sem comentários:

 
Free counter and web stats