quarta-feira, maio 03, 2006

Tomb Raider

Eu, como qualquer rapaz normal, gosto de jogar jogos de computador, jogos que vão desde os mais violentos fps como o half life ou UT2004, jogos de estratégia como o age of empires ou a série comand and conquer, até ao básico puzzle bobble. No entanto no topo da lista está a série Tomb Raider e a menina lara croft, não é á toa que é o único jogo que tem direito a link aqui no blog.

Tenho originais de todos eles e até ao quarto jogo todos foram fenomenais. Depois, a série começou a perder o charme, pelo que eu, assim como milhares de fãs aguardava com expectativa a vinda de um novo Tomb Raider, um que voltasse a deixar toda a gente de boca aberta…

Bom, o Tomb Raider 7 (legend) está ai! Estou quase a completa-lo e estou imensamente desgostoso.

(Para aqueles que não jogaram ou não conhecem o jogo as próximas linhas poderão ser bastante secantes, pelo que se quiserem podem passar directamente para os dois últimos parágrafos).

O jogo é muito curto, num jogo normal era acabado em meses, pelas minhas contas vou acabar este em apenas 8 horas (de jogo).

Tudo está muito fácil, ela auto agarra-se, pelo que é muito difícil atirá-la de um penhasco. Os puzzles que eram super difíceis agora são básicos e como se isso não bastasse são repetitivos, de tal forma que fica-se com a sensação de estar a resolver o mesmo puzzle vezes sem conta apenas num cenário diferente.

Os controles foram renovados e a meu ver para pior, nos jogos antigos bastava o cursor e mais três teclas, que ainda por cima davam jeito ás duas mãos, agora há teclas para tudo e mais alguma coisa o que torna o movimento muito mais difícil, nadar então é um autêntico pesadelo. Claro que depois nos acabamos por habituar mas se as coisas estão bem porquê mudar?

O peito está mais pequeno. Mas se com uma mão se faz uma mamoplastia com a outra torna-se o jogo num autêntico Lara show, isto porque agora a câmara roda 360 graus e podemos vê-la de frente, a ela e os seus decotes… Não é que isso me chateie (como é obvio), mas o jogo não é só a personagem principal, o jogo é a exploração, os cenários longínquos, a felicidade em conseguir resolver os puzzles, e com este jogo isso mudou, agora só dá lara, senão o que dizer do nível do Japão…

Depois temos os inimigos, a única coisa contra o que disparamos são mercenários. O que foi feito dos dinossauros, das piranhas, dos gorilas, das múmias, das aranhas do tomb raider 2, dos escaravelhos??? Estes últimos, eu dispenso, mas a verdade é que tudo ficou mais monótono.

Irritantes são também os companheiros de aventuras, zip e allister, as duas vozes que insistem em fazer comentários idiotas e dar dicas óbvias sobre o caminho a tomar… como se isso fosse necessário.

Mas o que realmente me chateia no filme é o reescrever a história, No primeiro jogo dizia-se que após ter sobrevivido ao acidente de avião Lara croft teve de sobreviver na selva e isso mudou muito o seu carácter ao ponto de deixar a sua vida fácil da aristocracia inglesa para ser exploradora, ao ponto de o seu pai a deserdar… Isto é basicamente a história que pode ser lida no livrinho do primeiro jogo.

A história foi mudada para o filme. No filme o pai até é arqueólogo e a menina lara tem muitas saudades dele…Bom, esta inversão é má mas eu compreendo que um filme com apenas uma personagem e que ainda por cima mata tudo o que vê à frente era capaz de não resultar como blockbuster e até desculpo. Agora alterar a história para os jogos eu já não posso aceitar, não posso mesmo. Costumo dizer que a história não é feita por quem a vive mas por quem a escreve e neste caso está a reescrever-se a história para dar jeito, para encaixar num novo filme que há-de de vir e isso irrita-me de sobremaneira.

A música é muito bonita, os gráficos um assombro, mas isso não chega, infelizmente este jogo não é um tomb raider…

Convém separar a realidade da ficção e eu faço isso, a tomb raider é apenas um jogo, mas apetece-me dizer que ás vezes não é bom reencontrar a nossa namorada de infância, ou aquela pessoa especial que nos encheu de esperanças que a vida ia ser uma coisa fenomenal! Não é, porque muitas das vezes acabamos por nos desiludir, porque a pessoa que deixámos não é a mesma que encaramos hoje, o tempo tornou-a amarga e cínica, o sorriso nem é mais o mesmo, ou somos nós que ficámos assim e apenas nos olhamos no espelho? Reencontros…. Eu tenho um sério problema com isso…

Há coisas que é melhor deixar para trás e nunca mais ter contacto com elas, sejam pessoas, lugares, momentos ou objectos ou um jogo de computador…

editado em 6 de maio..
Demorei 4 horas e 34 minutos : - (

3 comentários:

Anónimo disse...

Confesso,que como nao conheco o jogo, passei directamente pra os ultimos paragrafos...Ao le-los fiquei com a impressao de que tiveste recentemente alguma experiencia nao muito boa com reencontros...certo? A minha opiniao sobre esse assunto e a seguinte:
Quando conheces alguem, e esse alguem toma parte na tua vida, isso acontece num espaco e tempo defenidos, se porventura quebrares contacto e voltares a reencontra-la, para mim e bastante obvio, que essa pessoa nao sera a mesma que conheceste, mudou (nao necessariamente para pior como das a entender, mas simplemente mudou porque entretanto absorveu outras vivencias, outras experiencias, que de algum modo exerceram algum poder sobre a sua maneira de ser e de pensar).

Quanto a mim, acho que e bastante engracado voltar a reencontrar, os meus amigos de infancia (ja que nao tive namorado nos meus tempos mais jovens-subir as arvores era muito mais divertido)tentar perceber o caminho que as suas vidas tomaram, e em que pessoas /adultos se tornaram, claro que nem sempre tens o privilegio que constatar no ser humano fantastico em que se tornaram, muitas vezes e uma grande decepcao, mas, ainda assim gosto dos reencontros...

Fazem-me pensar no caminho que dei a minha vida, e no rumo que quero que ela tome...

antonio_subtil disse...

O encontro não chegou a acontecer porque eu o evitei! Mas eu já sabia que ia correr mal, por isso poupei-me ao sofrimento.

Claro que a pessoa poderá ter mudado para melhor e/ou tu também mudaste de forma a que a compreedas melhor, há muito factores em jogo, mas geralmente não corre bem, pelo menos comigo...
Mas sabes o que é que me atrofia/atrofiou? é não saber o que dizer...
Claro que eu também sou bastante péssimista nestas situações. Enfim, mais um defeito de fabrico!

Quanto ao jogo, acho que devias jogar os 4 primeiros começando pelo segundo, dão que puxar pela cabeça. Ao contrario desta nova versão hollyodesca.

centrípeta disse...

Leio-te e........ como te compreendo mais uma vez.

Tecem-se 1001 comentários na minha cabeça. Nenhum deles se materializa.

..................................

Só desejo do fundo do coração não ter nenhum reencontro destes contigo. Seria devastador demais.
:(
Mas como acreditamos no que estamos a construir... juntos!! Os nossos reencontros a cada 4 dias a mim fazem-me perceber e sentir que a tua presença é bem maior que a tua ausência e deste aMor não me/te quero apartar.

**tua m*

 
Free counter and web stats