terça-feira, novembro 22, 2005

jingau beu

E pronto, é oficial, já estamos na época do natal, a baixa pombalina já está engalanada para a comemoração de mais um natal.

Começou a época da loucura nos centros comerciais, da fúria desenfreada para comprar mil e um presentes para toda a gente, ele é o marido/mulher, filhos, pais, mães, avós, sobrinhos, afilhados até o cão tem direito! Venham as longas filas, a confusão nas ruas e centros comerciais, que se lixe o stress o que a malta quer é gastar…

Mas há malta e malta, eu pessoalmente não sou muito gastador e por isso refreio-me sempre nas prendas até porque nunca tive assim muito dinheiro. Noutro dia, em conversa com um amigo meu ele explicou-me que no passado apenas as crianças tinham direito a prendas. Assim, graças à tradição, este ano tenho uma boa desculpa para não dar prendas a ninguém, despacho a sobrinha com outro peluche e está a festa feita! É só ter cuidado de o escolher melhor, ela não gostou muito do último que ofereci!

Mas não se pense que eu não gosto do natal, longe disso eu apenas critico as pessoas que por esta altura do ano andam desvairadas a comprar este mundo e o outro, eu próprio tb faço compras mas sempre de uma forma racional.

Apesar do consumismo que se verifica por estes dias o natal é tb uma época propicia à solidariedade. É nesta altura que se realizam, mais do que noutra época do ano, festas de solidariedade, beneficência e um sem número de acções de ajudar o próximo. Os críticos dirão “sim é verdade mas devia ser assim o ano todo”. Pois devia, devia mas não é, seja como for mais vale uma vez do que nenhuma vez.

Agora, se há coisa que eu não suporto são as músicas natalícias!!

Argh!!! Como eu as detesto, é preferível escorrer-me um pingo gelado pelas costas… Tudo menos canções de natal!!!!

Quais é que não gosto? Basicamente de nenhuma, são todas más, embora o jingle bells e o withe Christmas ocupem o pódio das piores.

Vai um tipo descansado da vida, a apreciar as decorações de natal enquanto vagueia inebriado pelo cheirinho das castanhas assadas e de repente (“and so it is christmas…. and what have you done….”) what the … até apetece ser mal educado… As letras são péssimas, musicalmente também não se aproveita muito e o tema? Bom, há gostos para tudo. Arrisco – me a dizer que até o novo cd da Diana Krall (que ainda não ouvi) deve ser de fugir. Ouvir canções de natal só se deve ser ultrapassado pelo acto de ir a um hipermercado com crianças mimadas de idade compreendida entre os 3 e os 8 anos, embora, lá está, eu baseie esta informação apenas na minha observação...

6 comentários:

Ana Paula disse...

Gosto de pensar que o natal nem sempre foi só consumismo, que alguma vez teve algum significado nomeadamente socio-religioso...

Pessoalmente acho que o natal como quase todos os outros feriados no ano, foram tão banalisados que acabaram por perder o significado e tornaram-se apenas na corrida sem freios às compras. Já ninguém se lembra o porquê se oferece presentes, porque se enfeita a árvore de natal...

Para fazer à minha mania de corrigir:
"Quais é que não gosto? Basicamente de nenhuma" - Então quer dizer que gostas de todas. :)

antonio_subtil disse...

é a velha estória "não gosto de nada"

Então gosto de alguma coisa...

E das músicas? gostas?

Anónimo disse...

Acho que as músicas de natal, nem é tanto o gostar ou não gostar, é mais uma questão de entrar no espírito...

Gosto de as ouvir, por exemplo quando vou às compras quase na vespera de natal, em casa no dia de natal...

Mas não suporto começar a ouvi-las em Novembro, como acontece na maioria dos centros comerciais, dá-me voltas ao estômago...

Anónimo disse...

Thank you!
[url=http://rdkefzbh.com/kjtc/fudm.html]My homepage[/url] | [url=http://yflwyiah.com/tjsi/mkqi.html]Cool site[/url]

Anónimo disse...

Well done!
My homepage | Please visit

Anónimo disse...

Well done!
http://rdkefzbh.com/kjtc/fudm.html | http://kcxypzzb.com/xgts/axyz.html

 
Free counter and web stats