quinta-feira, julho 24, 2008

SOS




O SO2 ou dióxido de enxofre é um gás altamente tóxico que pode ser formado através da combustão de pirite


a formula química é fácil e é como se segue

4 FeS2(s) + 11 O2(g) → 2 Fe2O3(s) + 8 SO2(g)


FeS2 é a formula química da pirite, a pirite, ao ser queimada ou no caso da mina rebentada com o uso de explosivos liberta SO2.

O fenómeno tb chamado de explosão de pirite, no qual se chega a atingir os 1000 graus!, é controlado por vários factores como a temperatura da explosão ou a presença de pó de pirite na frente da explosão. O diâmetro das particulas tb é importante.

A minha primeira experiência com o SO2 foi no mínimo de despliscencia, senti o gás que toda a gente diz saber a doce (treta), e pensei para os meus botões, oh que chatice, enxofre... e continuei a trabalhar como se nada fosse. no dia seguinte voltei a sentir aquele cheiro metálico do SO2 e como no dia anterior agi como se nada fosse. o pior foi quando me sentei
para almoçar, já tinha a cabeça á roda e assim que vi a comida comecei com vómitos e o dia ficou por ai, passei o fim de semana com diarreia e garganta arranhada e pior que tudo... sem apetite.

Depois de casa roubada trancas à porta, e depois deste episódio passei a ter muito mais cuidado para além de me fazer acompanhar de um detector de SO2.

noutro dia voltou a ocorrer explosão de pirite, peguei no meu fiel detector colei-o no espelho retrovisor e enfiei-me galeria adrentro. Apesar da nuvem de fumo ser claramente visivel não resisti a entrar dentro dela, o detetor disparou, 97 ppm e depois deixou de ler, eram 150? 200? quem sabe. O que eu sei é que 5 ppm é nocivo para a saude, não devemos estar expostos
mais do que 15 minutos a esta concentração, 400 ppm mata instantaneamente, e 150 ou 200? serão precisos quantos segundos? 2, 3? foi enfrentar a morte, foi como estar num precepicio e ter a escolha de dar um paço em frente, ou não. Ali, tudo o que seria preciso sera abrir o vidro...
Às vezes vejo-me em cada situação na mina que penso, se calhar o melhor era ter ido para bibliotecário....

NOT

19 comentários:

Anónimo disse...

My hero.....


PM

Ana Paula disse...

O que e a vida sem riscos? :D

Isso e que deve ter sido adrenalina a correr nas veias!!Para proxima tem mais cuidado sim...e para alem disso acho que a carreira de bibliotecario nao te assenta bem!!

Ana Paula disse...

e ouve la! porque e que o titulo do post e SOS? queres ajuda ? talvez devesses procurar os IEA (Inaladores de Enxofre Anonimos)!

centrípeta disse...

Realmente... o que é a vida sem riscos? Sem limites, barreiras?

E ainda para mais, a baterem-nos à porta... sem os procurarmos. Aos riscos!!! Seu ganda maluco... ;)

Primeiro espatifas-te todo no acidente de carro,... depois és um herói (segundo PM) ou um medricas (referência de ana paula) em ambiente hostil com uns míseros ppm de SO2 e agora... quase de cama, a dieta (mas com direito a gelados), com necessidade de muito repouso por... porque... por causa de... por... olha, por inveja de uma (in)validez!!! O que tu fazes para chamar à atenção... é incrível, pá!!

lol

Um favor, xim? Não abras a porta sem espreitar primeiro... pode ser mais alguma "desgraça" e a vida também é fixe calminha. ;)

Anónimo disse...

Não sei o que se passa, mas devo dizer: deixa-te de marquices!!!

PM

antonio_subtil disse...

! calma lá. sabes bem que eu ja abandonei a minha fase pochete ha ja algum tempo!!!!

Ana Paula disse...

houve uma fase pochete?...e registo do acontecimento onde é que anda?

Anónimo disse...

Pior que a fase pochete, é a fase, que infelizmente ainda perdura, a denominada fase calçõeszinhos-pretinhos-curtinhos-e-justinhos, que, de vez em quando ainda somos obrigados a assistir.

PM

centrípeta disse...

Incrível!!!
Desta vez estamos de acordo...

PM... uma vénia.

**m*

antonio_subtil disse...

estão de acordo? traidora! em vez de me defender... pois eu gosto muito desses calções e vou continuar a usar! são muito bons para a a prática desportiva. e pronto, tenho dito

centrípeta disse...

Hum...
E se aqui a "traidora" os fizesse sumir como se de um truque de magia se tratasse?
;)
Cuidado, muito cuidado!!! Olha que eu sou perigosa... e ando armada com duas muletas. Eh! Eh!
(às vezes também ando armada... em parva!!! Mas isso agora não interessa nada. :P)

**m*

Anónimo disse...

Boa m!!

Quanto a os fazer desaparecer, parece-me que a curto prazo o nosso Toni não deverá queixar-se, principlamente se os tiver a usar.

You known what I mean.

Sigam a lógica e sejam felizes!!

Logo estamos todos de acordo.

Valeu!

PM

centrípeta disse...

Hum...

Posso ser atrevida? Posso PM?
Querias dizer "se os tiver a usar" ou exactamente o contrário???
;)

Eh! Eh!! O Engenheiro Subtil anda aqui na berlinda cá com uma pinta...

(pronto, se da próxima vez me virem com um olho negro... denunciem à APAV!!)


**m`*

Anónimo disse...

Não interessa o que escrevi, mas sim o que queria transmitir, e tu percebeste.

Claro que podes ser atrevida! O mundo bloguesco "Eu e o mundo que me rodeia" e o Subtil agradecem, os primeiros pelas tuas palavras, o segundo pelos teus actos.

PM

centrípeta disse...

Opá...... não há meio do Sr. Engenheiro pôr ordem aqui na capoeira!!!

Por isso eu acrescento: ouvi dizer que as coxas não vão longe!!!

;)


**m*

Anónimo disse...

Parece, que isto não está a funcionar, embora concordes comigo, embora eu traga ideias ousadas ou proporcione ideias malandaras, apesar de disso tudo chamas-me galinha!!!

Mas de facto o nosso Emanuel não deu sinais de vida, talvez seja muito apegado* aos calçõeszinhos, mesmo que meta malandrice no meio.

* Este verbo acaba por ser um pouco redondante, uma vez apertados como são os ditos, mais junto aquilo não podia ficar.

Sendo uma galinha ignorada pelo destinatário de todos estes comentários, fico sem palavras nem alento para continuar...

PM

antonio_subtil disse...

eu agora é mais jogos olimpicos que outra coisa...

mas com ou sem calções que me apertem as coxas, facilmente apanho coxas por isso....

liga ja para a APAV...

e tu ai.. volta mas é aqui para a tugalandia que a malta tem saudades

centrípeta disse...

Olha, olha!!!
Eu só falei em capoeira, não ofendi ninguém... :P

Volta alento, estás perdoado!! Não queres ir à APAV comigo? Deve ser necessário uma testemunha... até porque, segundo fontes próximas, o brasuca já é tuga, certo???

Volta também tu, Engenheiro.
Vá lá... já estás atrasado para o Beijing 2008!!!


Beijos muitos, m.

Ana Paula disse...

para que fique registado...
calçõeszinhos-pretinhos-curtinhos-e-justinhos e um bocadinho gay, nao?!!!
O teu problema eu sei qual e! Andas ver tantas competicoes que te armas em nadador profissional e nao sais de casa sem os calconitos justos pa mostrar ao pessoal a tuas eximias qualidades de nadador...

Cura-te e compra uns calcoes novos!! :D beijocas

 
Free counter and web stats