sábado, julho 14, 2007

Sobre rodas


Há aquela velha piada sobre comboios, piada essa que eu uso com uma frequência preocupante, que alega que a paragem do mesmo se deveu a um furo numa roda. A piada reside, como é óbvio, no facto das rodas dos comboios serem metálicas e consequentemente não furarem.

A não ser que o referido comboio seja parisiense, nesse caso a piada pode ser bem verdadeira. É que em paris várias linhas de metro têm composições cujos rodados são de borracha. Estava bastante entusiasmado por ver semelhante coisa, e devo dizer que foi uma experiência positiva. Como se pode ser na fotografia cada conjunto de rodados é composto por 4 pneus, dois verticais e outros dois horizontais. Os verticais funcionam como qualquer rodado de carro, rolam e o veiculo anda… os horizontais tem como finalidade manter o metros dentro do “carril” pois ao contrario dos rodados de metal, estes de borracha, não têm flange que impede que as rodas possam sair dos carris.

Em comparação com os metros normais este é sem dúvida mais confortável, como seria de esperar, é também mais silencioso, e ambas as qualidades são devidas, sem dúvida aos pneus. Os metros com pneus de borracha necessitam de menores distâncias de travagem e conseguem subir inclinações maiores. Possuem, no entanto, grandes desvantagens, é um sistema mais caro de ter e manter, gastam mais energia e devido ao calor que produzem as estações necessitam de ventilação reforçada.

E por falar em estações, bom, tal como é normal por essa Europa fora são chapa 5, são todas iguais e impessoais. No entanto acabei por encontrar algumas semelhanças com o nosso…. Milímetro…. Principalmente na forma como é feita a entrada nas gares, embora com tantas barreiras me questione se eles querem mesmo que nós entremos…

O metro parisiense parece maior do que é na realidade, isto porque a rede de comboios mistura-se com a rede de metro, como se isto não bastasse, a maior parte do percurso citadino é feito em túnel o que só vem ajudar na confusão. Mas, para aqueles que são mais distraídos existem duas formas fáceis de descobrir se estamos no metro ou na rede de comboios:

1 se a composição tiver nome estamos de facto nos comboios (sim eles dão nomes aos comboios, nomes como Gota, ou rona) go figure…

2 se as estações forem horríveis, vindas directamente de um filme futurista apocalíptico, também estamos na rede de comboios, (de facto, a estação de ponte D’alma recebe o prémio para a estação mais feia que jamais vi!)

Claro que também ajuda olhar para os carris e procurar pela electricidade. A electricidade da rede de metro encontra-se em baixo, ao pé dos carris, enquanto que numa rede de comboios encontra-se elevada.

Então…. Tecnicamente o metro do porto não é metro…..

2 comentários:

Ana Paula disse...

A febre dos comboios ataca novamente...Mas tens razão, saímos dos nosso paraíso tuga e decobrimos que as estações castanhas, cinzentas, sem estilo algum....

Achei curioso o promenor dos pneus nos comboios...O ideal seria mesmo almofadas magnéticas, confortável e sem barulho e sem as desvantagens dos pneus :)

Sempre em Túnel...isso é bom, não?

beijocas grandes

Anónimo disse...

o problema não é serem castanhas e sem estilo, no caso dos invalidos e ponte dálma a estação parece ter sido toda queimada! estava um horror, acredita, de noite tu não saías lá.

podes investigar na wikipedia por rubber tires metros, ou trains, ja não me recordo

 
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