segunda-feira, março 06, 2006

A matança do reco

Além da festa do Carnaval era suposto haver também a festa da matança do porco. É uma festa, dependendo do ponto de vista, se nosso se do porco. Mas na província é sempre uma festa importante, em que os familiares se juntam e todos colaboram na matança, divide-se a carne entre todos, come-se e bebe-se, enfim, Portugal.

Eu pessoalmente não acho piada nenhuma à coisa, não sou daqueles fundamentalistas tipo, ah e tal e coitadinho do bichinho e isto e aquilo. Eu gosto de entremeada e o bicho não vai vivo para a brasa não é? Só que agarrar no porco, espetar o porco ouvi-lo a guinchar e a espirrar sangue por todo o lado…. Não está propriamente na minha lista de favoritos.

De qualquer maneira a porquita estava com a maré e não pôde ser morta! Ganhou mais uma semana…

2 comentários:

Ana Paula disse...

Tens ver isso do ponto vista cultural!!

Para mim, a matança não é mais que uma lembrança de como, nós Humanos ainda não perdemos as nossas raízes da familia Sapiens, se pensares bem não é assim tao diferente de uma caçada à neandertal, onde se partilham os despojos e festeja-se. A única diferença é que o pessoal não anda de tanga e com lanças nas mãos, é muito mais civilizado deixar crescer o pobre aninal, e quando este está no ponto, reune-se o clã e toca a matar o pobre do animal...

Não sou contra o matar animais como fim alimentar,mas não deixo de ter pena dos animais, cujo objectivo na vida é apenas servir de bife no prato de alguém...

antonio_subtil disse...

eu não disse o contrario, só disse é que não sou fã de o fazer.
e tu? já foste lá segurar na cabeça do bicho?

 
Free counter and web stats