quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Mito rodoviário

Este fim-de-semana fui para os lados de Viseu, para o Portugal profundo como eu gosto de dizer. Convêm dizer, para que não haja mal entendidos que eu gosto muito deste Portugal.

Umas das coisas que eu gosto neste Portugal são das estradas, esqueçam lá as grandes rectas, as auto-estradas com 3 faixas para cada lado e o transito caótico, aqui só passa um carro e quando vem outro no sentido contrario temos de nos encolher, o piso não esconde o passar dos anos e o traçado da estrada parece ter sido desenhado por um engenheiro bêbado. Mas eu pessoalmente gosto bastante de curvas (…) guiar numa auto-estrada é uma seca, eu gosto mesmo é de curvas, 3ª e 4ª ora para a esquerda ora para a direita, a subir e a descer.

Ora, vinha eu a percorrer a estrada entre Castelo de Paiva e Arouca quando vi um sinal que nunca dantes tinha visto, era de perigo, triangular e tinha 3 z´s desenhados! A quantidade de curvas e contracurvas era tanta que para poupar foi posto apenas um sinal como que a dizer: daqui para a frente é sempre aos esses… Este sinal já não é usado, mas também, hoje em dia já não faria grande sentido.

No entanto ainda fiquei mais surpreendido quando percorria a estrada entre sezures e outro sitio qualquer perdido no mapa que eu já não me lembro. Foi ai que eu o vi, o sinal de estrada com prioridade, para quem já não se lembra é aquele amarelo em forma de losango. A única vez em que o tinha visto tinha sido no livro do código e sinceramente pensava que era como os pilhões, um mito urbano! Mas afinal ele existe mesmo…

E viva o Portugal profundo, e a sopa de legumes e porque não, as autunites…

http://www.europcar.pt/travelcenter/drivingabroad.html

4 comentários:

Anónimo disse...

Lá que nunca tenhas visto nenhum desses amarelos...até posso compreender, agora dizeres que é uma mito!!!

Fica tu sabendo que não é preciso ir às estradas para trás da terra do sol posto para ver um. Ali na para os lados da Aroeira-Charneca também há um desses. Tenho de confessar que foi o único que vi...mas isso não significa que por Portugal não hajam mais uns quantos, afinal até têm alguma utilidade.

Quanto aos dos zzz esse nunca vi, mesmo nos caminhos mais sinuosos sempre vi o tradicional de curva e contra-curva, se calhar não eram sinuosos o suficiente para justificar os três z !!

antonio_subtil disse...

eu tenho 28 anos, 9 de carta, e nunca tinha visto 1! mas no livro de código eles aparecem, por isso tinha tudo para ser um mito urbano!
o que o meu pai me disse é que esse sinal dantes era mais frequente, agora caiu em desuso.
Quanto ao outro, o problema não é na qualidade mas na quantidade, as curvas e contracurvas repetiam-se umas a seguir às outras e então eles simplificaram e puzeram só um sinal.
só para veres o sinal era daqueles em betão, muito antigos.

Anónimo disse...

Bolas!28 anos! ès mesmo um cota, isso de não veres os sinais amarelos... já começa a ser um sinal da idade :)

Primeiro vai a percepção das cores, depois a visão começa a ficar turva...e os sinais de perigo triangulares começam a parecer os de proibição circulares...

antonio_subtil disse...

tens piada tens... tens tens...

 
Free counter and web stats