sábado, maio 05, 2012

Temos treinador


Sá pinto não foi o melhor jogador do Sporting, mesmo se considerarmos apenas as ultimas duas décadas houve sempre alguém melhor que ele seja qual for o parâmetro escolhido, se juntarmos a isso um feitio difícil marcado por episódios de agressões a jogadores e treinadores e conflitos diversos torna-se mais fácil colocá-lo na galeria dos mal amados do que na dos ídolos. 

Apesar de tudo isto a massa associativa está longe de desgostar de Sá pinto e para isso muito contribui o seu espírito guerreiro e abnegação quando o nome Sporting está em jogo, nunca as expressões comer a relva ou morrer em campo encaixaram tão bem em algum jogador como em Sá pinto. Por essas razões eu gostava do Sá pinto como jogador e pelo que representava do espírito de Sportinguista. 

Como jogador….

Quando Domingos Paciência foi demitido foi uma sensação de deja vu, ser treinador da equipa sénior do Sporting é uma profissão de risco e de desgaste rápido, muito rápido! Diga-se que eu nunca gostei muito do Domingos, pois este passava a vida a marcar golos ao Sporting enquanto era jogador, no entanto vestido de fatinho e no banco do Sporting acabou por expiar as maldades do passado, com um estilo nada arrogante, o que é de estranhar face à sua escola, lá foi fazendo bons resultados, até chegar ao inevitável.

Fiquei chateado por vê-lo partir e ainda mais preocupado com a escolha do substituto. Que poderia mais fazer Sá Pinto senão dar moral à equipa? Certamente não seria melhorar a táctica? E como iria resultar o seu espírito explosivo com pavio curto naquele banco a ver os árbitros a roubar como de costume? Eu fiz apostas com várias pessoas em como ele seria expulso do banco até ao fim do campeonato, pelo menos uma vez…

Pois bem, quem aposta são os bêbados, e Sá pinto está a sair-se muito bem, a equipa recuperou, não perdeu mais em casa, é a segunda melhor defesa do campeonato, chegou às meias-finais da taça EUFA, e sobretudo joga com muito mais alegria e qualidade. Mas o que mais me surpreende é a sua postura como treinador, calmo, estranhamente calmo, a falar pausadamente e sem quaisquer críticas à arbitragem. Não sei se quando chega a casa não descarrega tudo nos móveis, mas isso também seria lá com ele…

Sá pinto treinador é um perfeito exemplo da pessoa que se eleva à altura do cargo que desempenha, muitas vezes somos levados a pensar que este ou aquele trabalhador não pode ser promovido pois não estaria à altura do cargo, pois bem, não desprezemos o poder que um fato pode desempenhar no sucesso de um indivíduo, e não estou a pensar no fato smoking mas no fato cargo a desempenhar, uma promoção, uma condecoração, um elogio pode motivar muito o individuo no trabalho a desempenhar e por vezes a transcender-se. Sá pinto, soube vestir o fato de treinador e elevar-se à altura do mesmo e por isso merece os meus sinceros parabéns. 

Todos nós sabemos como esta história vai acabar, os resultados vão, eventualmente, piorar e ele vai acabar despedido, mas o que fez, ninguém lhe pode tirar.

Sem comentários:

 
Free counter and web stats