domingo, outubro 29, 2006

Sobre carris

Faz hoje 150 anos que começaram a circular comboios em Portugal

Eu amo comboios, tenho um fetish por estações de comboio que fotografo sempre que passo numa, adoro o cheiro a carril e o silêncio que fica após a partida de um comboio e que faz (nessa altura) de uma estação de comboio o sítio mais sozinho do mundo. Adoro viajar de comboios mas sou uma péssima companhia de viagem, porque passo todo o tempo colado á janela, qual puto pequeno.

É pena que quem tenha poder não pense como eu, durante anos deu-se cabo das nossas linhas, abandonaram-se estações esqueceram-se povoações, isto revolta-me bastante, parece como ouvi noutro dia, que só existe pais desde a praia até 20km para dentro, o resto é um fardo que infelizmente se tem de suportar

A filosofia da cp é: Não temos passageiros, não é rentável manter a linha fecha-se a linha. Ao invés deviam pensar: Temos poucos passageiros, temos de melhorar as condições de modo a atrair utentes e assim tornar a linha rentável…

Hoje fala-se em TGV, apesar de ser bom para mim e para os meus pares (o TGV é bicho que não gosta de curvas) vai ser mau para o país. Pode ser que não se torne um elefante branco, depende da cor com que for pintado, é caro e vai parar em demasiadas estações, para mim só fazia sentido fazer a ligação a Madrid. Mas como é que se pode falar em TGV quando não se tem todas as capitais de distrito ligadas por comboio, ou com ligações decentes? Tudo isto me soa a ridículo. Mas longe de mim ficar surpreendido, eu já não tenho idade para isso.

Mas pronto, a cp está á altura do pais, bem que podiam vender a estações antigas para hotéis ou outra coisa qualquer, ou fazer ciclo vias nos antigos trajectos, não custava nada, apenas um pouco de vistas mais largas…

Se me pedissem para fazer uma alegoria ao abandono e esquecimento, ao fim da civilização, nada seria melhor do que a imagem abaixo

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelismente não há ninguém que pense que interessantes pontos de turismo seriam as nossas estações...Era uma solução duplamente lucrativa, por um lado a CP ganhava uns trocos por ter circuitos turísticos entre as ditas estações, e as estações deixavam de estar completamente anbandonadas...

Por cá faz-se esse tipo de coisas, nada é abandonado...

Beijinhos

 
Free counter and web stats