sexta-feira, março 21, 2008

Farol parte III (vida de faroleiro)

E o que faz um faroleiro?

“Ser faroleiro? É o melhor emprego do mundo, recebem bem e não fazem mais nada a não ser pescar o dia todo, e dormir de noite…. Ah sim, e ligam e desligam o farol J” e ainda por cima têm adjuntos!!

Se isto é o que faz um faroleiro o que farão os seu adjuntos? Confesso que não fiquei nada entusiasmado com o trabalho de faroleiro. Mas enquanto visitava o farol lembrei-me de quando trabalhava em alter do chão e tive de acompanhar uns arqueólogos. Nessa altura, revirei os olhos e pensei “ que seca, aturar esta gente que fica entusiasmada com cacos de barro só porque tem 2 mil anos, como se isso fosse alguma idade importante.” Mas claro que não brindei os arqueólogos com este desprezo porque não consegui. Não consegui porque vi neles e no trabalho que faziam, o mesmo amor com que olho a geologia e aquilo que faço.


Com a mesma paixão falou-nos o faroleiro, da torre, das lentes fresnel, de todo o mecanismo do farol, das bóias que têm de colocar à entrada da barra, de todos os outros faróis espalhados por Portugal…. Como não gostar ou não nos sentirmos entusiasmados com os faróis os faroleiros e a sua importância?


Pode não ser um trabalho tão movimentado como o meu mas é bem importante.

Sem comentários:

 
Free counter and web stats