quarta-feira, agosto 15, 2007

Locais para onde enviar os inimigos



Noutro dia estava a pesquisar na net sobre a geologia da Rússia e deparei-me com o jazigo de Norilsk http://maurice.strahlen.org/siberia/norilsk.htm . Vieram-me logo á lembrança as aulas de GERE. Foi nesta cadeira que ouvi falar pela primeira vez neste sítio, importante pela sua enorme quantidade e concentração de níquel e platinoides, das maiores do mundo, 75% do paládio provem de Norilsk. A razão porque Norilsk me fascina é por ser um local de extremos, e eu sempre gostei de extremos.

Além da concentração de platinoides, outro extremo de Norilsk é o seu clima, Norilsk situa-se em plena Sibéria é a cidade mais a norte da Europa situada bem dentro do circulo polar Artico, a temperatura chega a descer aos 60 negativos, sendo a média de 10 negativos, neva durante 250 dias por ano e destes nevões metade são tempestades. Devido á latitude a que se encontra, a noite polar dura desde Dezembro até meados de Janeiro pelo que os seus habitantes não vêm o sol durante quase 2 meses.

Mas o pior é mesmo a poluição, esta é das cidades mais poluídas do mundo, desde chuvas ácidas a concentrações de metais acima do permitido tudo um pouco pode ser encontrado por aqui. 1% de todas as emissões de SO2 de todo o mundo são emitidas desta cidade. As concentrações de metais são tão elevadas que já se torna economicamente viável explorar o solo. Já disse que a neve é preta?

Norilsk foi mandada construída nos anos 30 por Estaline e funcionava como prisão, os “maus” eram mandados para as minas de níquel bem para o norte da Sibéria. Se a ideia era fazer sofrer as pessoas o objectivo foi bem conseguido, um autentico inferno na terra.

E qual é o local mais poluído do mundo? Decidi investigar mais um pouco, existem dúvidas, mas houve alguém se deu ao trabalho de produzir um top ten como forma de alerta. A lista é a que se segue:

  1. Chernobyl, Ukraine
  2. Dzerzhinsk, Russia
  3. Haina, Dominican Republic
  4. Kabwe, Zambia
  5. La Oroya, Peru
  6. Linfen, China
  7. Maiuu Suu, Kyrgyzstan
  8. Norilsk, Russia
  9. Ranipet, India
  10. Rudnaya Pristan/Dalnegorsk, Rússia

Podem ler mais e inclusive descarregar o relatório em http://www.blacksmithinstitute.org/ten.php

Apesar de existir uma ordem não existe um local mais poluído do mundo, apenas locais que necessitam urgentemente de intervenção ambiental e breve…

Mas da lista ressalta que, dos 10, 5 pertenceram à antiga união soviética. Em Dzerzhinsk, a esperança média de vida é de apenas 42 anos. Em linfen, existem mais de 200 mil poluentes. E por fim, não deixa de ser curioso que a Republica dominicana, destino de ferias e sonho de tanta gente, (vá-se lá saber porquê), também molha o pão na sopa dos mais poluídos.

Sem comentários:

 
Free counter and web stats