segunda-feira, maio 21, 2007

The Tube



Chamem-lhe deformação profissional, I don´t care, mas que eu adorei o metro de Londres adorei.

O the tube como é conhecido, devido à forma tubular dos túneis, foi o primeiro metro do mundo a ser construído, em 1863, e é hoje um dos mais desenvolvidos tem apenas 408 km de extensão!!

Como devem imaginar fazer túneis em 1863 não era nada fácil, optou-se pela técnica do cut and cover, pelo que deve ter sido um caos numa capital movimentada como Londres, ainda para mais em plena revolução industrial (imaginem metros que trabalhavam a vapor!). Começou por se fazer um pequeno troço entre Paddington e Farringdon Street, e hoje, 144 anos depois!!! Ele é linhas que nunca mais acabam, em estações como King´s Cross atravessam-se 5 linhas diferentes, e como cada sentido tem a sua plataforma de embarque existem pelo menos 10 plataformas para apanhar comboios! Apanhar o metro podia ser um pesadelo se não fosse a excelente organização inglesa. Existem mapas explicativos por toda a parte e não acredito que mesmo os londrinos prescindam deles. A verdade é que mesmo num autêntico novelo de linhas nunca me perdi nem tive necessidade de perguntar informações.

As estações são todas iguais e bastante básicas mas bastante limpas ao contrario das milanesas.. argh… pelo que apesar da quantidade de gente andar de metro em Londres pode ser uma experiência bastante agradável.

Sem comentários:

 
Free counter and web stats