quinta-feira, março 23, 2006

Verdade ou mentira?

Descia eu a avenida da liberdade enquanto se discutia a verdade. “Discutia” talvez não seja o termo mais adequado, troçava-se numa daquelas conversas sem nexo que eu gosto de ter.

Brincadeiras á parte o assunto era muito sério. Nesta sociedade da desinformação em que vivemos, o que é que podemos aceitar como verdade, em que é que podemos acreditar?

Tomemos como exemplo o caso da morte de Slobodan Milosevic. Ditador sérvio, responsável por todas as guerras que se sucederam aquando do desmembramento da antiga Jugoslávia, morreu na sua cela enquanto esperava que o seu julgamento terminasse.

E agora? De que morreu Milosevic? Ataque cardíaco é a resposta rápida, convincente, diria mesmo, se pensarmos que ele sofria do coração. Claro que os conspiradores dirão que o tipo foi assassinado, ou porque o julgamento corria mal, ou porque tinham receio que pudesse falar demais, ou que algum dos seus inimigos aproveitou um falha de segurança, existe ainda a teoria de que o próprio andava a tomar medicamentos para ficar pior de modo a ser transferido para a Rússia, País onde tinha diversos aliados e de onde provavelmente já não regressaria. Ou será que ele próprio se suicidou?

Dificilmente se saberá a verdade, mas o que é a verdade afinal? Ao fim e ao cabo a historia não é feita por quem a vive mas por quem a escreve.

No meio de tanta comédia que ia no meu carro sobressaiu uma frase de um senhor alemão cujo nome não fixei, mas que não resisto em colocar aqui.

“ Uma autobiografia é sempre verdadeira mas nem sempre sincera”.

1 comentário:

Isarma disse...

Livro Friday do Robert Heinlein. Um dos meus livros favoritos, li um ror de vezes, uma das minhas heroinas favoritas: honesta, verdadeira, nada pudica(mto pelo contrario),leal e muito humana... para um ser artificial.
Science Fiction... or any fiction for that mather... takes you a long way.

 
Free counter and web stats