segunda-feira, dezembro 26, 2005

Geo Kong

Fui ver o king kong, sinceramente achei o filme uma estopada, mas a critica deixo para o ginja, do que eu gostaria mesmo de falar era dos aspectos geológicos do filme.

É um pouco deformação profissional, mas sempre que vejo um filme estou atento à geologia do mesmo, por exemplo um barco que se aproxima de uma escarpa, eu estou atento ao tipo de rocha e por ai adiante...

Bom, neste filme a geologia esteve sobretudo a cargo dos dinossauros, e como eu gosto muito de dinossauros não resisti a fazer este comentário. Aliás, convêm dizer que o King Kong original (1933) foi o primeiro filme em que apareceram dinossauros.

Os primeiros dinos que aparecem no filme são diplodocus, nome que significa duplo eixo. Os diplodocus eram pesados como todos os saurópodes mas o que realmente impressionava era o seu comprimento que podia chegar aos 30m, mais metro menos metro. Eram herbívoros e encarnavam aquela ideia que temos dos dinossauros herbívoros, (grandalhões, pachorrentos e simpáticos). Viveram no período jurássico, onde os grandes dinossauros tiveram o seu apogeu.

No filme eles corriam dos velociraptores, (que todos conhecemos do Jurassic Park), pelo menos pareceu-me ser velociraptores visto que as imagens apareciam muito depressa. Isto levanta duas questões, primeiro os diplodocus dificilmente correriam com aquela velocidade, não tinham pernas nem se alimentavam o suficiente para correr daquela maneira, o peso e o seu comprimento levantariam grandes problemas á sua mobilidade. A outra questão tem a ver com os raptores, é que dificilmente um raptor caçava um diplodocus e o problema é mesmo o tamanho, no filme não parece mas o diplodocus é muito maior que o raptor que muito provavelmente caçava presas bem menores. Para caçar um diplodocus talvez só um alosaurus, penso eu de que.

Depois aparecem uns lagartos, que para ser sincero não sei de que espécie seriam embora pelo aspecto eu os colocasse no Triássico junto dos primeiros dinossauros existentes.

Um filme com dinossauros não é filme sem o inevitável T-rex. E aqui as coisas ainda correram pior (geologicamente falando) Primeiro o T-rex apenas viveu no fim do Cretácico, quando os dinossauros já estavam em decadência e os diplodocus já estavam extintos há milhões de anos. Depois não faz muito sentido aparecer logo 3 T-rex juntos. E porque? Bom pelo que se sabe, o t-rex era um super-predador, e como tal precisa de muito espaço para caçar visto que a quantidade de alimento que precisa é monstruosa, assim não podiam aparecer muitos t-rex juntos. E por falar em comida, se ele já tinha um lagartão na boca porque andava ele atrás da Naomi Watts? (não se esqueçam de pensar como um dinossauro e não como um homem!). De qualquer forma, estudos recentes indicam que o T-rex era muito provavelmente necrófago e por isso a ideia que temos do bicho está provavelmente errada.

Só para que conste pensa-se que a dentada do T-rex tinha a pressão de 15 toneladas por cm2. O kong tinha de ter uns braços muito fortes...

Por fim, a para compor o ramalhete lá apareceu um triceratops, aqueles com três chifres na cabeça, que ficam sempre bem na fotografia.

Eu sei o que é que vocês estão a pensar, mais fantasista do que os dinossauros seria o símio gigantesco, no fundo o filme é fantasia e nesse caso tudo é permitido, mas o que é que querem, ver o T-rex e saurópodes jurássicos juntos it just gives me the creeps…

3 comentários:

Isarma disse...

oh brother....

Então e a fotografia do filme, o talento dos actores, a sequência de imagens, se foram fieis à história inicial....

Foste ver um filme HOMEM... é um filme...

Bem, ao menos foste ver um filme. Vale 5 pontos e uma coca-cola, quando te vir.

antonio_subtil disse...

O que é que tu queres, é deformação profissional eu tb estive atento às intrepretações e ao argumento. queres que te diga, o filme está parecido ao roginal e esse é um problema, é que o argumento do filme é mauzinho, isso tb contribuiu para que eu não gostasse, e depois, eu pus-me a pensar, e como é que eles puzeram o gorila a bordo do barco?, ainda pior...

Anónimo disse...

Esse comentário geólogo está de génio...

Sim, senhor...

Bem visto, mas realmente como até me diverti não tive tempo para pensar nesses pormenores, que como já disse foram muito bem vistos...

 
Free counter and web stats