Quando pensei escrever sobre a actual situação líbia ocorreu-me que iria repetir o titulo uma cena das arábias III. Como deixei passar alguns dias esse deixou de ser, de todo, o título apropriado pois se existem algumas semelhanças com os seus vizinhos aquilo que me salta à vista é mais abrangente e feio que um problema local de um déspota tresloucado.
Kadafi está no poder há muito tempo, e sempre pautou o seu “reinado” pela crueldade. A dada altura Ronald Reagan apelidou-o de cão raivoso e bombardeou-lhe o quintal (literalmente). É certo que Ronald Reagan também tinha uns tiques de pistoleiro e não era apenas pelo seu passado cinematográfico, podia ser, e foi criticado por essa acção, mas não há nada melhor do que o tempo para dar razão às pessoas.
Adoptando uma postura mais discreta e virada ao Magrebe kadaphi passou de besta a bestial ou se preferirem de cão raivoso para “líder árabe emblemático com o qual os governos deveriam negociar etc etc…”
Agora o jogo virou de novo, cercado em Tripoli pelos revoltosos o mundo virou o bico ao prego e parece que o homem virou besta novamente, que é mau e assassino e já não representa o poder legal na líbia, até os cantores andam a devolver o dinheiro ganho a tocar para ele…
Mas…
Não se está no poder 40 anos só por acaso. Gadafi é acima de tudo um resistente, uma doença crónica que teima em não desaparecer. Como mostram as últimas notícias parece estar a ganhar terreno aos revoltosos e tudo parece indicar que irá conseguir aplacar a revolta e permanecer no poder!
Em que situação ficará a politica internacional se isso acontecer? Vai passar a bestial novamente? Em que é que ficamos? Será que Sócrates irá fazer campismo mais uma vez?
Detesto a incoerência, e isso é o que mais existe em política. Esta politica mete nojo! Estes políticos são uma vergonha.
Sem comentários:
Enviar um comentário