quinta-feira, março 12, 2009
Relatividade
Quanto tempo dura um ano?
A resposta é trivial, todos nós sabemos que dura 12 meses e que o mes é dividido em semanas e dias e horas. Também sabemos quanto dura uma hora. São 60 minutos e por sua vez 60 segundos fazem 1 minuto.
Mas quanto tempo dura um segundo?
Pois é.... o segundo é a unidade SI do sistema internacional, e foi definido que um segundo dura 9.192.631.770 períodos da radiação característica do Césio133 .
Ora se um segundo dura 9x10 elevado a 9 períodos de radiação um dia dura 8x10elevado a 14 períodos e um ano 3 x10 elevado a 17 períodos de césio 133.
E num segundo tudo acontece, e a vida muda de um momento para o outro, um acidente de carro, um pescoço partido, um pé fracturado, num segundo se diz sim e decide-se embarcar numa viagem, num segundo se beija ou se olha, num segundo se escolhe telefonar ou não o fazer. E se tudo pode acontecer num segundo imagine-se num ano!
O tempo é relativo, passou um ano e parece que foram muitos mais. De Aljustrel a Gondomar são 437km, e de Vila Real de Santo António aos Olivais são 324Km mas a distancia que as separa é bem maior, é toda uma história de acontecimentos que de tão grandes e cheio não cabem para contar nem em 3x10 elevado a 17 períodos de césio 133.
E assim acontece...
Um pensamento altruísta “nada é tão pequeno que não possa ser dividido”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Ora aí está o centro da questão, não é!!
E só para ficares esclarecido a duração de um ano, não é algo trivial. Só a titulo de curiosidade, saiba o senhor que um ano depende do período de translação da Terra, que vai-se lá saber porque é um bocadinho mais que um dia, e por isso é que há os anos bissextos!! Nada na vida é trivial, é esse o pensamento que te deixo, de resto concordo...Tudo nas nossas vidas é muito fugaz, vivemos o dia a dia a correr e nem nos apercebemos disso...Um momento é tudo e nada ao mesmo tempo!! beijocas quase de terras tugas
a foto também está porreira...Nota 10 para originalidade!!
Sempre desconfiei do tempo que passava devagar. Normalmente estava associado a dor... sofrimento... tristeza...
Já aquele que voava, (literalmente)... era cheio de intensidade, alegria, aMor, divindade. Pleno mesmo!!
E é assim que me fazes sentir... plena. :)
És o meu átomo de césio preferido!!
Obviamente que esta "Sandra" sou eu...
**tua m*
(agora já na conta centripeta)
Enviar um comentário