terça-feira, fevereiro 03, 2009

O frio o mau humor e a mosca da fruta




Este titulo mais parece tirado de um livro de C.S. Lewis. Mas não, na verdade é um post 3 em 1.

Começo pelas moscas, eu sempre quis fazer um post sobre a mosca da fruta, esse pequenino ser chato e redundante, mas nunca surgiu a oportunidade, agora, não a vou desperdiçar.

Portanto, dizia eu, as drosophilas são insectos dípteros (dois pares de asas) que se alimentam de leveduras em frutos já caídos em início de decomposição, que é como quem diz que se formos descuidados e deixarmos as uvas demasiado tempo da cesta lá aparece a nossa amiga a esvoaçar e a incomodar a malta. As drosophilas possuem 1000 olhos.

E pronto, se as moscas da fruta possuem 1000 olhos eu possuo uma serie de moscas no meu olho. Passo a explicar, apareceram-me recentemente umas pequenas pintas pretas no meu campo de visão. Ao fenómeno dá-se o original nome de moscas volantes. Isto porque as pintas pretas parecem mover-se com os olhos. Confesso que me faz um pouco de confusão mas não liguei muito até ter pesquisado que este é um sintoma de um possível deslocamento da retina que pode, em alguns casos levar a cegueira.

Ups, time to go to the doc!

A ida ao médico tirou-me uma preocupação dos ombros. Existem vários motivos para ficar a ver moscas da fruta mesmo sem fruta e apenas 1 é grave. Por trás do nosso olho, da parte visível, existe uma esfera cheia de liquido que serve entre outras coisas para amortecer pequenas pancadas. Se esse saco se deslocar da retina as moscas podem aparecer o que não é grave. A situação já muda de figura se essa esfera não se deslocar toda solidariamente e ficar presa por um ponto, com o esforço constante a que o olho está sujeito esse globo pode rebentar e provocar cegueira. Esse liquido que está dentro dessa esfera é o humor vítreo, é composto por colagénio e outros compostos, se parte desse liquido condensar aparecem alguns grânulos que também formam essas moscas na visão.

As explicações cientificas são importantes para mim, dão-me segurança (falo sobre isto noutra altura), e pensei… bom, o caso mais grave é raro e acontece mais a míopes e o meu problema é precisamente o oposto, além disso não estou a ver flashes (que é o sinal de alarme). Seria mau humor? Mas nem pensar, os dias de mau humor por ano contam-se nos dedos de uma mão, deve ser mesmo um pequeno deslocamento talvez devido a um ataque de tosse que tenho com frequência…

Umas gotas depois e uma análise cuidada veio a revelar que não houve qualquer desvio e muito menos tinha uma situação que exigisse intervenção cirúrgica (o que é bom). Veredicto provável, condensação de material no dito humor. Bem sei que a bruxa de Coimbra dá cabo dos nervos a qualquer pessoa mas nem ela consegue afectar a minha boa disposição pelo que só pode ter sido mesmo o frio a condensar as partículas dentro do olho eheh. Agora é habituar-me á ideia e pronto…

Já disse que existem 1500 espécies de moscas da fruta? E se alguém estiver interessado em criar moscas da fruta para alimentar as suas plantas carnívoras aqui deixo um link para uma página que encontrei...

criação

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,

também me apareceram há uns tempos essas moscas,partículas flutuantes dentro do olho..

Como vai isso agora?

Miguel

 
Free counter and web stats