terça-feira, janeiro 13, 2009

Os culpados






A primeira vez que vi nevar foi no insuspeito lugarejo de Casais Novos, Poderia ter sido na serra da Estrela onde todos os anos neva, ou na Serra de Montejunto, que se apresenta como o maior afloramento rochoso nas imediações, mas não, os primeiros flocos de neve que vi cair foi mesmo no local, que durante a quase totalidade da minha vida, foi lugar de pouso para as minhas cansadas asas.

Uma conjunção meteorológica especial, que não acontecia há uns 45 anos, diziam os mais velhos, efeitos dos maus tratos que infligimos à mãe natureza, diziam os mais novos… não sei o que fez com que nevasse em Lisboa e arredores, sei sim que se é raro nevar em Lisboa já em Bragança e arredores não. Este ano não foi excepção e devido a uma frente de frio polar o tempo está bastante fresquinho, vamos pôr assim…
Ora, penso eu, se é costume nevar em Bragança e arredores porque é que todos os anos continuam a ficar estradas cortadas e povoações isoladas? Falta de meios? Um limpa neves é assim tão complicado de arranjar? Falta de sal? Temos uma mina! Com reservas para centenas de anos…

Eu percebo que o acesso à torre fique por vezes intransitável pois ai neva a sério, mas numa capital de distrito? Cidades como Viseu ou vila real não podem ter acesso cortados! Se nevasse um metro e meio de neve ainda entendia, mas assim não entendo como isto pôde acontecer.

Mas isso sou eu que sou burro, houve alguém mais inteligente que se chegou à frente. “ a culpa é da neve”.

É o quê?

A fantástica afirmação pertence a um alto responsável da protecção civil. Confesso que não percebi o nome, pois após tal barbaridade não fui capaz de prestar mais atenção. Então, seguindo a mesma linha de raciocínio a culpa das cheias é da água, ou quando temos hectares e hectares e mancha florestal queimada a culpa é do fogo!!


A culpa como diz variações, é da vontade…

1 comentário:

lucie disse...

:) wee

De volta às escritas!
Já tinha perdido a esperança de ver o blog voltar a viver... Foi preciso vir a neve para que tudo se tornasse mais claro na tua cabeça.

E a culpa é da neve, de ter feito Paris mais bonita e encantada.

 
Free counter and web stats