Todos os anos no inicio de Dezembro e apanhando o feriado de dia 8 realiza-se em Lisboa, na antiga faculdade de ciências a feira dos minerais de Lisboa. Este ano foi a vigésima primeira.
Tendo eu uma pancada muito forte por minerais, está claro que não podia faltar, aliás faltar é coisa que eu não faço desde há quase 15 anos! Já mesmo antes de ter entrado para a faculdade já eu era coleccionador e freguês assíduo da feira dos minerais. E em 15 anos pude acompanhar a evolução da feira, vendo a feira a ficar cada vez mais pequena e os minerais cada vez mais caros. Quando era mais novo só me babava pois não tinha dinheiro e pensava, “quando trabalhar eu venho cá e compro a feira toda!”
Claro que sendo novo e inconsciente não pensei na inflação e embora hoje tenha consideravelmente mais dinheiro que na altura, e de facto compre exemplares maiores, eu controlo-me muito e nunca cometo grandes loucuras até porque alguns minerais são colocados a preços demasiado elevados para aquilo que eu acho que eles valem. Ver este post
http://antoniosubtil.blogspot.com/search?q=+O+valor+relativo+das+coisas
Este ano a feira estava um pouco atípica, primeiro não tive de andar ás cotoveladas a ninguém apesar de ter ido no sábado (o pior dia), depois porque os minerais não estavam muito mais caros do que é normal. Este ano também não fui com um mineral em vista, como o ano passado em que queria mesmo comprar uma okenite, estava de espírito aberto, podia comprar tudo menos a quadra pirite/calcopirite/galena/esfalerite (já chega)
Apesar da feira estar repleta daquelas amostras que só são compradas com o euromilhões e que naturalmente enchem o olho a qualquer miúdo grande, não tinha muita coisa que me chamasse à atenção, ….não sei….. Faltava qualquer coisa….
Nunca tinha entrado numa feira dos minerais com tanto dinheiro, mas acabei por gastar apenas 50 euros, comprei apenas um mineral, um belo exemplar de atacamite, que não é aquele que se pode ver na fotografia, o meu é bem maior e mais bonito, (eu só não sei onde pus a minha máquina).
Só por curiosidade a atacamite tem este nome devido ao sítio onde foi encontrada originalmente e onde existe com mais frequência, o deserto de Atacama no Chile, que assim só por curiosidade é o sitio mais seco do planeta. O deserto de Atacama detêm o record da maior seca de sempre, 400 anos sem chover!
Péssimo sitio para plantar nabos…
1 comentário:
"...o deserto de Atacama no Chile, que assim só por curiosidade é o sitio mais seco do planeta."
As coisas que tu sabes...
"O deserto de Atacama detêm o record da maior seca de sempre, 400 anos sem chover!"
Tu "esmagas-me" com estas... particularidades... estas... pérolas... ;)
"Péssimo sitio para plantar nabos..."
Adoro este sentido de humor.. como lhe chamaste...? Refinado...? Ou não fosses tu um "pacote de açucar", né? Pelo menos para mim... :)
Beijos muitos
**m*
Enviar um comentário