quarta-feira, abril 25, 2007

Matilhde, a minha osginha


Um dos meus mineiros foi pai de uma menina. Matilde foi o nome escolhido.

É um bom nome porque é original, não há nada pior para um nome do que a vulgaridade, tipo Diogo, que estes dias é o nome da moda, imagino mesmo uma sala de aula, grita-se Diogo e levantam-se um 10 tipos… Claro que vocês pensam, Felizberta Tumba Feliz também é um nome invulgar e não propriamente feliz… mas… You get the Picture…

Mas Matilde, para além de ser um nome engraçado para uma menina é também o nome da minha osga de estimação aqui em Aljustrel!

Sim, eu tenho uma osga de estimação, o que pode parecer um pouco estranho para a maior parte das pessoas que vêm as osgas com bastante nojo, mas tal como na maior parte das vezes isso deve-se à falta de conhecimento.

Primeiro que tudo as osgas não têm peçonha, ninguém fica com tremendas alergias por tocar numa osga, ou outro problema qualquer. Quem tocar numa osga a única coisa que vão conseguir é assustar o pobre animal.

Mas é interessante ver como este mito ainda subsiste. Eu sempre ouvi dizer mal das osgas, ao ponto de serem animais completamente proscritos e no entanto é um animal espectacular, são óptimas para comer outros insectos como aranhas e mosquitos, esses sim preocupantes. Muda de cor como os camaleões e sobe todas as superfícies devido às suas patas especiais. E… tem uns olhos muito bonitos… a sério…

Vejam o que diz a wikipedia

“Gekkonidae é uma família de répteis escamados da família dos lagartos, que inclui os animais vulgarmente designados por osgas ou lagartixas.

O grupo, originário da África, encontra-se espalhado em todas as zonas temperadas e quentes do mundo. São muito importantes para o meio ambiente porque, como insectívoros, funcionam como "controladores" de pragas domésticas.

As osgas podem subir paredes – inclusive de vidro – e até andar na superfície de tetos graças às forças de van der Waals estabelecidas pelas cerdas existentes nas suas patas.

Algumas espécies apresentam capacidade de camuflagem similar à do camaleão. Em outras espécies, as osgas comunicam-se entre si através de ruídos – o que não é muito comum entre lagartos.

A lagartixa é um réptil porque possui respiração estritamente pulmonar, sua circulação é fechada, dupla e completa possui pele seca e recoberta por escamas. É pecilotérmico e o sistema digestivo é completo”

Só para terminar: Base de alimentação é feita á base de formigas, aranhas, escaravelhos, moscas e mosquitos.

Agora digam lá, o que preferem ai em casa? O predador ou a presa?

Eu gosto muito da minha Matilhde…

8 comentários:

Anónimo disse...

Para animais de estimacao ainda continuo a preferir os tradicionais cao e gato...

A foto esta muito boa...sem tremeliques...as tuas capacidades como fotografo melhoram a cada dia... lol

Anónimo disse...

mas na foto estao duas...tambem adoptas-te a familia da matilde ai em casa?....deves ter um serio problemas de insectos...

antonio_subtil disse...

Lamentávelmente a foto não é minha, saquei da net.

E é matilhde com H, ela tem ascendencia Servia.

Tradicionais cão e gato... sim, como o skippy...

Anónimo disse...

I HATE OSGAS!!!!
Detesto, detesto, detesto.... Mas contudo respeito-as..
É o único animal que não me chego perto.

antonio_subtil disse...

:-(

Anónimo disse...

oi.. keria saber o k das d comer a osga? é q eu tenho 1a e colokei-a num vidro d aquario mas na sei o k lhe dar d comer! tenho q andar a caçar formigas pra ela? responde po meu email sff..

inacio_freitas@hotmail.com

APC disse...

Por acaso é bem gira, é!

Perguntas:

- Se virou bicho de estimação, suponho que permaneça muito tempo contigo. Onde... Dentro de casa, lá fora?

- Se dentro de casa, não deveria ela viver no exterior? E não se esconde? E não a pisas?

- E a outra osga ao lado dela, quem é? :-P

Tks! :-)

APC disse...

E não deveria ser Mathilde? E Osguinha? Pronto, perguntei! :-P

 
Free counter and web stats