terça-feira, dezembro 19, 2006

And the winner is........ me

Bem, pelos visto sou famoso, claro, se até saio na capa da revista Time.

Este ano, a figura do ano para a revista Time, são todos aqueles que usam a Internet, todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram para tornar a Internet no mais poderoso meio de comunicação actual. No meu caso, tenho até mais pontos porque tenho um blog!

Para ser franco acho que isto foi uma saída airosa para a dificuldade que eles estavam a encontrar para escolher alguém para figura do ano. Mas até se saíram bem, a escolha é no mínimo original.

O meu primeiro contacto com a Internet foi na faculdade, a principio não liguei muito àquilo, mas com o tempo fui gostando cada vez mais, lazer, prazer, informação, tudo isso ao alcance de um clique. Da pornografia à fórmula para calcular volumes de barris, á mensagem a combinar o cinema, das notícias sobre o caso casa pia ao terramoto de izmit. A Internet é maior que o computador, mudou o mundo e as civilizações que com ela contactam, Eu seria uma pessoa diferente se não tivesse Internet.

Permitam-me uma alegoria. A Internet é um monstro. Um monstro de dimensões imensuráveis e que cresce de forma descontrolada a cada segundo que passa. Belo mas assustador.

Dito assim soa muito mau mas um monstro não é necessariamente algo mau. E porquê? Porque uma característica dos monstros é a dificuldade em serem controlados.

Estamos em plena idade da desinformação, políticos, empresas, lobbys e interesses diversos controlam os média dizem-nos o que pensar, o que gostar, o que comprar, mostram-nos os bons e os maus, fazem todo o trabalho por nós.

Mas a Internet….

A Internet ainda é livre, qualquer um pode ler escrever dizer o que pensa, desde um poema a um grito de fúria. Se é verdade que no mundo internetiano é difícil distinguir o certo do errado, do verdadeiro do falso, do natural do siliconado, também não deixa de ser verdade que a Internet é um espaço de afirmação das mentes livres.

Claro que nem tudo são rosas, está a nascer uma geração de hiper cultos mas que são sozinhos e infelizes, no meio de tanto mundo cibernético sabemos tudo sobre a aldeia dos índios brasileiros, mas apenas hoje pela manha reparamos que temos novos vizinhos, a senhora do 3 esquerdo morreu há 4 dias…

Estar sóbrio é cada vez mais importante!

Não deixa de ser interessante constatar que os séculos vão passando mas todos os progressos que conseguimos continuam a ser movidos pelos mesmos instintos básicos que controlam a humanidade desde o seu início, as necessidades de segurança, sexo, alimentação ou no caso especifico da Internet da necessidade de comunicar.

1 comentário:

Ana Paula disse...

Parabens Toni!

Se alguem merece esse premio es tu...Nao te consigo imaginar sem internet...

De facto nao me consigo, tambem imaginar sem internet...e gracas a ela que consigo falar para casa, escrever aos meus amigos sem demorar uma semana de espera pela eficiencia dos correios...ver algumas noticias de terras lusas...As vezes penso como as pessoas da geracoes pre-internet poderiam viver!!!Esperar tanto tempo por uma noticia...sera que as relacoes nao sofreriam por isso...e isto faz-me lembrar uma frase que recebi no meu correio email ha uns dias atras:

"Nós temos casas maiores, mas famílias mais pequenas;
mais conforto, mas menos tempo;
Nós temos mais cursos, mas menos senso;
mais conhecimento, mas menos julgamento;

Mais peritos, mas mais problemas;
mais remédios, mas menos saúde;
Nós fomos até à lua e voltamos,
mas temos problemas em atravessar a rua para conhecer um novo vizinho;

Nós contruimos mais computadores para suportarem mais informação, para produzir mais exemplares que nunca,
mas temos menos comunicação;
Nós tornámo-nos grandes em quantidade, mas curtos em qualidade.

Estes são tempos de "fast-food", mas de digestão lenta;
Homens altos, mas de personalidade "curta";
Lucros íngremes, mas relações superficiais;
É uma época onde se vê muito à janela, mas nada dentro do quarto.

[The Paradox Of Our Age, by His Holiness the 14th Dalai Lama]"

 
Free counter and web stats