Deixem-me dizer-vos uma coisa sobre o metro de Milão…. É horroroso!!
Para chegar a São Guiliano Milanese tive de apanhar um metro desde a estação de Milão central até á estação de São Donato, a linha amarela, aquela que supostamente até é a melhor, a mais posh…
Já vos disse que o metro de Milão é horroroso?
É enorme, como qualquer metro de qualquer cidade europeia que se preze, Londres, Paris, Madrid. Deve fazer 3 ou 4 vezes o metro de Lisboa.
E como o metro de paris tem as estações todas iguais. Lembro-me de uma discussão que tive há uns tempos atrás acerca deste assunto em que este argumento saltou para a mesa
“ Pois, as nossas estações são todas personalizadas, todas diferentes e bastante bonitas ao contrário dos outros metros, sim, mas com o preço que elas custam fazíamos muito mais túnel e mais estações e estaria muito mais desenvolvido do que está hoje”
Isto pôs me a pensar… é verdade, fazia-se como as escolas do Salazar, todas iguais, poupava-se no arquitecto, no projecto, nos materiais, era só a ganhar. Este argumento convenceu-me.
Depois entrei no metro de Milão…
As estações são todas iguais, impera o cinzento do betão, uma faixa com a cor da linha e com o nome do sítio e ala que para a frente é que é caminho.
Os comboios estão a cair de podre, são cor amarelo vómito e fazem imenso barulho, fazem tanto barulho que é difícil ouvirmo-nos a pensar…
Onde é que está a higiene e segurança no trabalho? Ali é que devia estar e não a chatear o pessoal das obras! Estou certo que se lá fossem encerravam o estamine. A razão porque o metro é tão barulhento é fácil de perceber, o comboio não tem ar condicionado pelo que para a atmosfera ser suportável é necessário levar as janelas abertas. Ok as vias respiratórias agradecem, mas os ouvidos…
Bastaram duas estações para começar a suspirar pelo metro lisboeta… que saudades da estação do parque, da baixa chiado, do campo grande, ou da estação das Olaias, que para mim é a mais bonita de todo o metro.
Podemos não ter o maior metro das redondezas mas temos sem dúvida o mais bonito, posso mesmo dizer que temos de ir até Moscovo para encontrar um metro que rivalize com o nosso.
O metro de Lisboa é uma autêntica obra de arte.
segunda-feira, setembro 25, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Pois... diz que O BELO é preciso!! E se a Arte não existisse, muitas rugas teríamos.
:)
Estava aqui a pensar... acho que a minha estação preferida é a dos Olivais!!
Porque é impossível dissociar do sentimento "casa", porque tem palavras que fazem reflectir e porque, ainda hoje me lembro da sensação quando vi aquelas escadaria enoooooorme pela primeira vez!!!!
A das Olaias também não está mal.
Há por aí muita estação nova, Sr. Engenheiro. Ai há, há!!!
Um dia levo-te passear de Metro. ;)
**tua m*
Enviar um comentário