quinta-feira, setembro 01, 2005

Excentricas

Durante a minha estadia em Espanha tive a oportunidade de visitar uma das grutas mais bonitas do mundo. De tal forma que lhe chamam a capela sistina da geologia!

A gruta tem com nome de guerra, el soplao e é muito concorrida, para terem uma noção da coisa o horário de abertura é das 9 da matina às 8 da noite, sem pausa para almoço, a cada dez minutos parte um grupo de 50 pessoas. No entanto para arranjar bilhete as pessoas tem de telefonar com uma semana de antecedência!!

A gruta tem 17 km de comprimento, dos quais apenas são visitáveis os primeiros 1,5km.
Existe ainda uma outra visita com apenas 10 pessoas em que se pode visitar 4km, mas para isso é preciso ter mais de 26 anos (há pois é!)

A gruta é fabulosa, é enorme e tem formas assombrosas das quais se destacam as excêntricas.

E o que são excêntricas? Perguntam vocês e como se formam?

Bom, a primeira pergunta fácil de responder.

Excêntricas são formações geológicas similares às estalactites (as que descem do tecto) mas são muito mais finas e têm a particularidade de se desenvolverem em todas as direcções inclusive para cima! Desafiando dessa forma a lei da gravidade.

A segunda pergunta é ainda mais fácil de responder que a primeira.

Ninguém sabe!!

O facto de subirem quando deviam descer baralha muita gente, (é suposto não haver excepções para as leis da física) e por isso tem sido descritas muitas teorias, rotação de eixos cristalográficos, poros laterais, concentração de impurezas devido à evaporação da água, poros obstruídos em períodos secos, correntes de ar. Mas é tudo muito especulativo, ninguém sabe ao certo.


Apenas mais um mistério da mãe natureza.

1 comentário:

Ana Paula disse...

Esqueceste de mencionar a grandiosidade das galerias...e para quem não esteve lá...Imaginem MiraDaire, agora imaginem algo 10 a 20x (senão mais) melhor, com mais variedade e maior...isso é o El Soplao

 
Free counter and web stats