Durante o fim de semana da canoagem pernoitei em Coimbra na casa de uma amiga da minha irmã, foi uma oportunidade da visitar esta cidade que geralmente apenas conheço de passagem. Coimbra é muito bonita, (aos meus olhos), tem rio, casas antigas, locais históricos e outros onde apetece estar. Parece envolta numa aura sedutora, que perdura nos seus filhos, mesmo ausentes. Claro está que também tive oportunidade de visitar as suas magníficas pastelarias, repletas de bolos próprios cheios de creme, chocolate e açúcar, acreditem, mesmo quem não é guloso iria deliciar-se com a doçaria regional. Eu que sou guloso imaginem…
É pena que as pastelarias Lisboetas estejam a perder esta raiz cultural e cada vez mais se limitem a apresentar o velho mil folhas, o russo ou o pastel de nata. Lá uma vez por outra aparece um bábá, ou um são marcos, mas a pobreza franciscana está a apoderar-se das pastelarias da capital, o que diga-se de passagem é uma pena…
Nota 10 para a escarpiada, ou carpiada, a (velhota falava depressa) especialidade de Condeixa feita com ovos, acuçar (claro) mas frita em azeite e mel….. uma delicia.
Já agora uma curiosidade, esta doçaria foi comida numa feira medieval que decorria no castelo de Montemor Velho, castelo esse que por se dizer assombrado não foi vendido quando a nossa querida ministra das finanças o tentou leiloar, preço base de licitação 20 mil contos (moeda antiga).
Ai nelinha, nelinha, se eu não soubesse quem é o teu irmão, dizia que a tua irmã tentava dar aulas de hidrogeologia numa faculdade perto do mar...
quarta-feira, junho 29, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
só pensas com o estômago...
não percebi o ultimo parágrafo...
Não sabes quem é o irmão da manuela ferreira leite? é o dias ferreira aquele comentador bronco do sporting.
Ora bem o ultimo paragrafo é uma critica á manuela ferreira leite equiparando-a à outra manuela que conhecmos, a "prof" de hidrogeologia...
Muito rebuscado? Eu sou assim...
não percebi...
Enviar um comentário