quinta-feira, junho 29, 2006

Como os cães de Pavlov

Como os cães de pavlov..

É como eu me sinto por estes dias..
Resenha histórica. Quem foi pavlov? Pavlov foi um tipo que fez umas experiências com uns cães. Apelidá-lo de “tipo” fica muito mal, Ivan Petrovich Pavlov, de seu nome, foi um fisiólogo russo que foi premiado com as suas experiências acerca do comportamento digestivo dos cães, chegando mesmo a ganhar o prémio Nobel da medicina em 1904. Quem como eu teve o desprazer de ter psicologia no 12º ano ao invés de geometria descritiva certamente se lembra dos reflexos condicionados

A experiência era simples:

Um cão, colocado diante de uma tela branca, cada vez que recebia a comida, via projectada a figura de uma elipse. Em pouco tempo, ao ver a elipse o cão ficava alegre, abanava o rabo e salivava. Quando, pelo contrário, era projectado um círculo, o animal recebia um choque eléctrico. Cada vez que via o círculo, ele gania assustado e tentava fugir.

O que tenho eu a ver com isso? Bom por estes dias o tempo está quente, não existe humidade no ar o que origina muita electricidade estática, daí que quando eu saio do carro apanho um choque, ás vezes até mesmo quando toco em materiais maus condutores como a madeira ou cimento, isto tb depende dos sapatos. Tenho apenas um par em que isso acontece.
No entanto e como resultado deste reflexo condicionado sempre que saio do carro tenho medo de tocar no que quer que seja, uso os pés, os cotovelos (tapados pela roupa), pareço um coitadinho a fechar a porta do carro.

E pronto lá estou eu como os cães, só que para mim não há biscoito, só choques…

sexta-feira, junho 16, 2006

Música para uma ilha deserta

Alguns jogadores da selecção nacional decidiram fazer um cd de música, mais precisamente com as músicas de que eles mais gostam… Diga-se de passagem que eles têm muito mau gosto.

Não querendo ficar atrás decidi fazer o mesmo e escolhi uma série de músicas que levaria para uma ilha deserta se apenas pudesse levar um cd. A escolha não foi nada fácil porque me obriguei a correr todos os meus gostos musicais e sendo apenas um cd o tempo também estava limitado. Desta forma muita coisa ficou de fora acabando por ser injusto para algumas músicas, mas pronto, aqui vai.

One – metallica
Prayer – Disturbed
Actress AM - FM – The gift
Montego Bay Spleen – Saint Germain
So unsexy – Alanis morrisette
Air on a G string – Bach
Clair de lune – Debussy
Stay – U2
Nobody knows – Live
The last of the moicains – Enya
Tango apassionado – Astor Piazzolla
On the turning away – Pink Floyd
Porcelain – Moby
Inverno (largo) - Vivaldi
Alma Mater – Rodrigo Leão
Cinema Paraiso - Dulce Pontes e Enio Morricone



Naturalmente a música ambiente do género de Stephan Micus ficou de fora mas não se deve a um qualquer esquecimento, se eu fosse parar a uma ilha deserta teria bastantes cocos para praticar.

Alguns pensamentos sobre o mundial

Este post era suposto ter sido colocado no dia 9 de junho, mas devido a imponderáveis , tal não foi possivel, por isso só hoje aqui aparece. Peço desculpa...


Hoje começa o campeonato mundial de futebol, um momento sempre aguardado com bastante expectativa por milhões de pessoas em todo o mundo. Claro que eu não excepção e espero desde à bastante tempo pelo dia 9 de Junho.

Depois da vergonha que foi o mundial Coreia/Japão; e neste aspecto não me estou a referir apenas à exibição da selecção portuguesa, mas também das arbitragens e das exibições das equipas, que foram uma lástima; espero que este mundial seja bastante melhor.

Quanto a Portugal? Temos a obrigação moral de passar a primeira fase, Angola e o irão são selecções bastante acessíveis e com duas vitórias a passagem está assegurada sobrando o México para discutir o primeiro lugar. Onde é que eu já ouvi isto? No europeu também era assim, Grécia e Rússia fáceis e Espanha logo se via, sim, sim, depois viu-se…
Mas desta vez penso que será diferente, a selecção não está arrogante o Baía está a jogar mal e ninguém levantou a voz contra o Ricardo, os jogadores estão em forma e confiantes.

Depois da primeira fase tudo pode acontecer, Argentina, Holanda, Costa do marfim ou Servia-Montenegro, venha o diabo e escolha…

Noutro dia fazia zapping á procura de um canal que transmitisse os jogos em sinal aberto, quando parei na sky News, este canal estava em directo do aeroporto a transmitir a partida da selecção inglesa rumo à Alemanha, chegando mesmo ao ponto de mostrar o avião a levantar voo… A importância que hoje em dia se dá ao futebol… Reflectindo sobre o assunto, acho que isso tem a ver com a atitude guerreira do Homem. O futebol, de certa forma, substitui-se ás batalhas travadas no passado em que os guerreiros se de gladiavam. Talvez por isso depositamos tantas esperanças na nossa selecção e depois de falhar se passa logo de bestial a besta…

De resto, acho o futebol um desporto maravilhoso e apesar dos excessos de gente pouco inteligente, tem a capacidade para unir os povos de uma forma única.


Nota negativa para a sportv, pela primeira vez os jogos não vão ser transmitidos em sinal aberto, por outras palavras, se és pobre não tens direito a bola…

sexta-feira, junho 02, 2006

Gatos e cavalos

Li recentemente num jornal que o gato fedorento foi processado por um antigo membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social.

O sketche em questão era o do velhão, sinceramente um dos melhores já feitos por aqueles que são actualmente os melhores humoristas em Portugal.

Diz então o senhor que o sketche é insultuoso aos anciões de Portugal e á sua situação…
Acho esta afirmação realmente ridícula, o sketche, além de hilariante é altamente corrosivo porque põe, isso sim, o dedo na ferida, na forma vergonhosa como tratamos os nossos velhos. Tendo eu um caso na família o problema toca-me de forma particular, mas nem vou entrar por ai, espero sim que o gato nos continue a brindar com o humor a que já nos habituou e não deixe de criticar o que merece ser criticado.

E agora para algo completamente diferente….

Nesse mesmo jornal, vinha outra noticia que me chamou atenção, o seu titulo era “Homem morre sodomizado por um cavalo”

O quê??? Foi o que pensei, ……(rapidamente imaginei um cavalo atrás de uma moita preparado para emboscar qualquer incauto, que distraído, passasse por perto… Mas afinal não, o…. acto…… até foi consentido mas correu mal…

É como eu costumo dizer, dois corpos não conseguem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo…

Apenas um filme

O filme o Código da Vinci foi proibido nas Filipinas, a igreja católica local interpôs uma providencia cautelar de forma a inviabilizar a visualização do filme. Ao ser entrevistado um homem Filipino afirmou “se uma pessoa questiona a sua fé ao ver um filme é porque a sua fé é muito fraca”.

Mas a nossa igreja católica não pensa assim, talvez por medo que as pessoas pensem pela sua cabeça não cessa de nos assustar com o pecado, o demónio e o inferno. Diz-nos o que ler, o que ver, o que pensar, como agir. Sou crente, mas se há coisa que não gosto é de uma igreja que se comporta desta maneira. Penso inclusive que existe cada vez mais gente como eu, crente de Deus, mas que pouco ou nada se revêem nesta igreja (muito pouco) católica. Sendo assim, fico contente quando aparece alguém a desmistificar os dogmas da igreja, seja o Graal, o sudário ou outro qualquer, porque o que realmente interessa são os ensinamentos que Jesus nos trouxe, de amarmos o próximo, de praticarmos a paz e por ai fora… E se Jesus fosse apenas um judeu, que teve filhos e viveu, afinal, uma vida normal? Perderiam as suas palavras veracidade ou fundamento??

Quanto ao filme em si não tinha grandes expectativas pelo que não corria o risco de sair desiludido, disseram-me que estava igualzinho ao livro (Eu devo ter sido uma das poucas pessoas no universo que não o leu), e não é isso que queremos quando vemos uma adaptação de um livro à 7ª arte?

Deixem-me apenas rematar que proibir que o filme passasse nas salas de cinema não foi nada esperto, com a pirataria que por ai anda, (esse pessoal do emule e coisas do género) esse problema é facilmente superado.
 
Free counter and web stats